Currículo
Transformação Digital e Tecnologias de Informação TDTI
Contextos
Groupo: Ciências Empresariais 2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
• Entender e descrever como as Tecnologias de Informação podem ser utilizadas para suportar a Transformação Digital dos processos organizacionais • Compreender as Tecnologias de Informação disponíveis para as organizações e as suas características • Construir e utilizar vocabulário e conceitos relacionados com a Transformação Digital e as Tecnologias de Informação • Apresentar e refletir sobre casos de empresas que implementaram projetos de Transformação Digital
Programa
• Transformação Digital • Infraestrutura de IT • Análise de Software • Sistemas empresariais e colaborativos • Big Data • Data Science • Cibersegurança • Tecnologias emergentes • Gestão de programas e projetos • IT Governance
Método de Avaliação
As aulas são lecionadas em torno dos tópicos do programa. Os conhecimentos adquiridos são aplicados através de exercícios e casos práticos discutidos em aula. Os alunos conduzem ao longo do semestre um estudo sobre a implementação de um projeto de Transformação Digital em uma organização (recolhem dados por meio de entrevistas e dados secundários). Eles devem preparar um relatório com base nesse estudo e apresenta-lo em aula. Os trabalhos e participação ao longo do semestre tem cotação de 50% e o exame individual de 50%.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 148.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The Digital Transformation Playbook: Rethink Your Business for the Digital Age. Columbia Business School Publishing. ISBN 978-0-231-17544-9: Rogers, D. 2016
- Shaping the Digital Enterprise: Trends and Use Cases in Digital Innovation and Transformation. Springer. ISBN 978-3-319-40966-5: • Oswald, G., & Kleinemeier, M. 2017
- Management Information Systems – Managing the Digital Firm. 15th Edition, Pearson Education Limited. ISBN 978-0-13-463971-0: • Laudon, K. C., & Laudon, J. P. 2018