Currículo

Marketing Industrial MIND

Contextos

Groupo: 1ª Edição > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Apreciar as diferenças entre mercados B2B e mercados B2C; Avaliar a natureza e papel dos relacionamentos, como parte da base de recursos das empresas, na compreensão, criação e geração de valor; Desenvolver aptidões para compreender as decisões de marketing e de compras em empresas B2B; Saber incorporar os relacionamentos e as redes no desenvolvimento da estratégia de marketing das empresas. Desenvolver competências de trabalho em equipa e de exposição escrita e oral.

Programa

- Mercados empresariais, redes de relacionamentos e valor; - Compreensão das empresas clientes; - Gestão e desenvolvimento de ofertas de Mercado; - Gestão dos relacionamentos com clientes.

Método de Avaliação

As sessões em sala de aula combinam o método expositivo com a discussão de pequenos casos práticos. Os trabalhos fora de aula incluem leituras de artigos publicados em revistas académicas e a realização de um trabalho de grupo (constituído por 4 a 6 alunos). O trabalho de grupo é realizado numa empresa, seleccionada pelos alunos, e versa um dos tópicos leccionados em aula. Os alunos, individualmente e em grupo, fazem apresentações orais dos trabalhos que vão realizando, quer em aula quer fora de aula. A nota final é distribuída pelos dois itens seguintes: (1) Avaliação contínua (Inclui trabalho de campo e apresentações orais): 40%; (2) Exame escrito: 60%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 121.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Managing Business Relationships, 3rd ed.: Ford, D., Gadde, L.-E., Håkansson, H. e Snehota, I. 2011 Ford, D., Gadde, L.-E., Håkansson, H. e Snehota, I. (2011) Managing Business Relationships, 3rd ed. John Wiley, Chichester.
  • Business Market Management: Understanding, Creating, and Delivering Value, 3rd ed.: Anderson, J., Narus, J. e Narayandas, D. 2009 Anderson, J., Narus, J. e Narayandas, D. (2009) Business Market Management: Understanding, Creating, and Delivering Value, 3rd ed. Prentice-Hall, New Jersey.

Secundária

Disciplinas de Execução

2008/2009 - 1 Semestre

2007/2008 - 1 Semestre