Currículo
Empreendedorismo EMPR-CEMP
Contextos
Groupo: Ciências Empresariais > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Fornecer o quadro conceptual do empreendedorismo; 2. Desenvolver o gosto pelo empreendedorismo; 3. Transmitir as principais etapas inerentes à criação de um negócio de valor acrescentado; 4. Elaborar Plano de Negócios como exercício de construção progressiva; 5. Melhorar capacidades de identificação de ideias de negócios; 6. Dotar de conhecimentos essenciais que lhes permitam questionar o mercado sobre a viabilidade da sua ideia de negócio; 7. Desenvolver competências para sistematizar o marketing-mix que melhor respondam ao modelo de negócio a implementar; 8. Compreender o papel dos recursos operacionais e humanos nas primeiras etapas de desenvolvimento de um negócio; 9. Entender as diferentes opções de financiamento de novos negócios; 10. Utilizar a análise financeira como ferramenta de identificação das necessidades de financiamento do negócio/empresa; 11. Transmitir os critérios de avaliação de propostas de investimento em novos negócios.
Programa
1 - Introdução ao Empreendedorismo 2- Identificação e Definição de um Negócio 3 - Plano de Negócios 4 - Estudo do Mercado e Análise de Mercado 5 - Plano de Marketing 6 - Plano de Operações 7 - Plano de Pessoal 8 - Aspectos Legais 9 - Fontes de Financiamento 10 - Plano Financeiro
Método de Avaliação
Pitchs Intermédios - 10% Apresentação Final - 20% Projeto Final (Plano de Negócios) - 40% Prova Escrita de Avaliação Final - 30%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 134.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Entrepreneurship: Theory, Process, Practice: Donal F. Kuratko 2020 Kuratko, D.F. (2020), Entrepreneurship: Theory, Process, Practice (11th edition), Australia: Cengage Learning.
Secundária
- Business Model Generation: Alexander Osterwalder and Yves Pigneur 2010 Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2010). Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. New Jersey: John Wiley & Sons.