Currículo
Gestão Internacional GINT
Contextos
Groupo: Ciências Empresariais 2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1) Analisar o papel da internacionalização no contexto da empresa e das instituições internacionais + Proporcionar um conhecimento aprofundado da gestão para a internacionalização, enquadramentos internacionais do processo de internacionalização, das estratégias internacionais e da gestão de subsidiárias. 2) Desenvolver capacidades para examinar como a empresa organiza, implementa e controla o esforço de internacionalização + Capacitar para formular e implementar estratégias internacionais e compreender indústrias, negócios e competição a nível global.
Programa
CP I. Entendimento sobre a internacionalização CP II. A envolvente internacional da empresa CP III. A empresa e os negócios internacionais
Método de Avaliação
D 1. Adquirir capacidade para resolver problemas e tomar decisões D 2. Falar 2ª língua, com debate, interpretação e resolução de casos em inglês D 3. Desenvolver capacidades de trabalhar em equipa e em melhorar permanentemente a qualidade. D 4. Aplicar conhecimentos elementares de operações e pesquisas adequadas com computadores e internet; Capacidade de construir instrumentos de análise quantitativa e desenvolver capacidades de aplicação da teoria à prática. a) Realização de testes ou discussão de casos, em inglês, b) Realização de 1 teste sobre conceitos. c) Realização de um trabalho de fundo em grupo e de pequenos trabalhos individuais d) Resolução de pequenos casos apresentados em sala sobre casos - organizações reais e) Elaborar estratégias para os negócios internacionais f) Discussão em sala dos trabalhos de grupo g) Avaliação dos trabalhos, com a possibilidade de introduzir na etapa seguinte as críticas e inputs recebidos na etapa anterior
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 134.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- International Business: The New Realities, Global Edition, 5th Edition. Harlow, United Kingdom. Pearson Education Limited.: CAVUSGIL, S. T., KNIGHT, G., RIESENBERGER, J. 2021
- The Transnational Management: Text, Cases and Readings in Cross-Border Management, Eight Edition. Cambridge University Press: BARTLETT, C.A. e BEAMISH, P.W. 2018
- International Strategies: A Framework For Traditional And Emergent MNCs. International Business & Economic Research Conference Las Vegas, USA.: NEVADO, P.P. 2004
- Managing the multinational company. A framework of strategic corporate control. 5th Workshop on International Strategy and Cross Cultural Management, EIASM. Istanbul, Turkey.: NEVADO, P.P. 2007
- The Essence of International Business, Prentice Hall Series.: TAGGART, J.H. e MCDERMOTT, M.C. 1993
- The Foreign Investment Process. Harvard Graduate School of Business Administration, Division of Research.: AHARONI, Y. 1966