Currículo
Análise de Dados em Gestão ADG
Contextos
Groupo: Ciências Empresariais 2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo desta unidade curricular é introduzir os principais conceitos dos métodos de investigação em ciências empresariais, e a sua aplicação para uma tomada de decisão informada; ajudar os estudantes a compreender as etapas de um estudo; acompanhar o desenvolvimento de um estudo; e fornecer aos estudantes as competências para serem utilizadores eficientes dos estudos.
Programa
Métodos de Investigação em Ciências Empresariais - Conceitos introdutórios; - Tipo de estudos; - Dados primários e secundários; - Entrevistas individuais; - Discussões de grupo; - Técnicas de suporte; - Questionários; - Observação; - Estudos causais; - Estudos de Caso; - Estudos dos media sociais; - Definição da população-alvo e amostragem; - Trabalho de campo; - Aspetos éticos na investigação. Tratamento dos dados e apresentação dos resultados - Preparação da base de dados; - Representações tabulares e gráficas; - Estatísticas descritivas; - Tabelas cruzadas e associação; - Testes de hipóteses; - Correlação e regressão; - Análise Fatorial e Análise de Clusters; - Interpretação e apresentação dos resultados.
Método de Avaliação
Avaliação contínua: Trabalho de grupo - 50% da avaliação Trabalho individual - 50% da avaliação
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 134.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Business research methods: Bell, E., Bryman, A., Harley, B. 2022 Bell, E., Bryman, A., & Harley, B. (2022). Business research methods. Oxford university press.
- Research methods for business students: Saunders, M., Lewis, P., Thornhill, A. 2019 Saunders M, Lewis P and Thornhill A. 2019. Research methods for business students. (6th ed.) London: Pearson.
Secundária
- Testes de hipóteses com o SPSS Stastistics: Laureano, R. 2022 Laureano, R. 2022. Testes de hipóteses com o SPSS Stastistics. Lisboa: Sílabo
- The practice of social research: Babbie, E. 2010 Babbie E. 2010. The practice of social research. 12th Edition. Belmont, USA: Wadsworth