Currículo
Metodologia de Investigação em Gestão MIG-CEMP
Contextos
Groupo: Ciências Empresariais 2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
São objetivos deste ciclo de atividades capacitar os discentes com as competências necessárias à realização do TFM que lhes permitirá alcançar com garantia de sucesso a fase final do programa de mestrado, que é a elaboração e discussão pública da sua dissertação. Áreas de competências a trabalhar: Cognitivas e instrumentais relacionadas com a capacidade de: 1) utilizar o método mais adequado ao estudo a fazer, 2) escrever um documento como o TFM, e 3) defender em prova pública o trabalho produzido; Com esta aquisição de competências, espera-se que os alunos fiquem aptos a realizar com sucesso os respetivos projetos de trabalho final de mestrado. Estas competências incluem o domínio das etapas do procedimento científico, os diferentes métodos de referenciação e de citação, regras para a elaboração dos TFM, e sensibilização dos alunos para as questões relacionadas com a ética no trabalho de investigação.
Programa
1. Investigação Científica. Definição do problema de investigação (questões de investigação vs. hipóteses). O processo de investigação. 2. O que é um Trabalho de Fim de Mestrado (TFM)? Modalidades. TFM, forma e conteúdo. Partes principais - organização. O que está em causa em cada uma das partes 3. Introdução e revisão da literatura. O que é uma revisão de literatura? (fontes, forma de escrita, dimensão, conclusões). 4. Estudo empírico e conclusões. 5. Referências e referenciação. O uso de software. 6. Abordagens metodológicas: justificações. Métodos de recolha de dados. Fontes de dados. Métodos qualitativos. 7. As bases de dados bibliométricas e a pesquisa em bases de dados. 8. As revisões sistemáticas da literatura.
Método de Avaliação
A metodologia de ensino assenta na exposição das matérias, na prática simulada de aplicativos, na exploração das bases de dados referidas e no acompanhamento tutorial dos trabalhos de desenvolvimento. A avaliação é composta por duas componentes: • Projeto, em grupo de três elementos, realizado ao longo do semestre; • Proposta individual de investigação. Cada uma destas componentes pondera em 50% para a nota final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 134.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (6ª ed.). Thousand Oaks, California: Sage.: Creswel, J. 2022
- Análise Estatística com o SPSS Statistic (7ªed.). Pêro Pinheiro: Marôco, J. 2018
- Como fazer investigação, dissertações, teses e relatórios. Lisboa: Pactor: Sousa, M.J. e Baptista, C.S 2011
- Dissertation skills for business and management students. Cengage Learning.: Whyte, B. e Rayner, S. 2014
- Case study research – design and methods (6ª ed.). Thousand Oaks, California: Sage.: Yin, R. 2017
- • Artigos disponibilizados pelo docente.: Vários xxxx
Secundária
- Recomendada a leitura de várias teses de mestrado defendidas e disponíveis na biblioteca do ISEG.: Varios xxxx
- Artigos disponibilizados pelo docente.: Vários xxxx