Currículo

Tópicos de E-Learning e B-Learning TELBL

Contextos

Groupo: Ciências Empresariais 2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > Optativa 1

Groupo: Ciências Empresariais 2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > Optativa 1

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

?Compreender as diferentes tipologias de e-Learning e b-Learning e saber identificar a melhor tipologia para cada Organização ?Elaborar um ?Request for Proposal? e saber avaliar propostas de fornecedores ?Identificar os fatores críticos de sucesso na implementação de um projeto de e-Learning / b-Learning ?Aplicar Metodologias de mensuração da eficiência de Projetos e-Learning e b-Learning ?Analisar criticamente diferentes casos práticos de implementação de projetos e-Learning e b-Learning e identificar processos de melhoria contínua

Programa

1 - e-Learning e b-Learning nas Organizações; 2 - Aferição do grau de Prontidão das Organizações para o e-Learning / b-Learning: das PME?s às grandes empresas; 3 - Tecnologias de suporte à Formação: qual a(s) tecnologia(s) mais adequada à realidade de cada Organização; 4 - Elaboração de um ?Request for Proposal? e a avaliação de propostas de fornecedores; 5 - Implementação do e-Learning nas Organizações: fatores críticos de sucesso; 6 ? Boas Práticas de Gestão de Projetos de e-Learning / b-Learning: 7 - Aferição de Eficiência em Projetos de e-Learning / b-Learning; 8 ? Implementação de processos de melhoria contínua em projetos e-Learning / b-Learning; 9 - Análise de Casos Práticos nacionais e internacionais; 10 ? Tópicos do processo de acreditação como entidade formadora DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) na modalidade b-Learning.

Método de Avaliação

Metodologia de ensino ? organização do semestre em aulas teórico-práticas. Realização de trabalhos de grupo e análise de casos reais nas aulas. Metodologia de avaliação ? apresentação e discussão de trabalhos de grupo (40%) + avaliação por prova escrita final individual (60%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 134.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Flexible learning in an information society: Khan, B. 2007 Hershey,PA:Information Science Publishing
  • Assessing the value of e-Learning systems: Levy, Y. 2006 Hershey,PA:Information Science Publishing
  • E-learning and science of instruction:proven guidelines for consumers and designers of multemedia learning: Clark,R.C.,& Mayer,R.E. 2008 (2nd ed.).San Francisco, CA: Pfeiffer

Secundária

  • A Quality Framework for Continuous Improvement of E-Learning: The E-Learning Maturity Model: Marshall, S. 2010 Journal of Distance Education, 24(1), 143-166
  • A Value-Satisfaction Taxonomy of IS Effectiveness (VSTISE): A Case Study of User Satisfaction with IS and User-Perceived Value of IS: Levy, Y. Murph, K. & Zanakisy 2009 International Journal of Information Systems in the Service Sector, 1(1), 93-118.
  • Handbook on Quality and Standardisation in E-Learning: Pawlowski * Springer, Berlin/ Heidelberg New York.
  • Quality evaluation for e-learning in Europe: Ehlers, U.-D. & L. Goertz 2006 Ehlers, U.-D. & L. Goertz
  • The high impact learning organization : WhatWorks in the management,governance and operations of modern corporate trining: Bersin, J. 2008 Oakland, CA: Bersin & Associates

Disciplinas de Execução

2017/2018 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre