Currículo
Gestão de Competências GCOMP
Contextos
Groupo: Ciências Empresariais 2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final do curso os mestrandos deverão ser capazes: 1. Definir competências nos diferentes níveis organizacionais; 2. Aumentar o conhecimento sobre o diagnóstico das necessidades de competências e o que fazer para realmente desenvolver essas competências. 3. Compreender como usar de forma eficaz os modelos de avaliação de desempenho em ambientes de gestão de competências disponíveis
Programa
1. O desenvolvimento de competências: Da lógica tradicional à baseada em competências: definições e aplicações; 2. Os modelos de competências aplicados nas empresas; 3. desenvlovimento de modelos de competências; 4. Avaliação de desempenho: a. Definições e aplicações; b. Modelos, Técnicas e Fontes de erros e problemas; c. Implicações estratégicas. 5. A gestão do sistema de recompensas e as implicações estratégicas;
Método de Avaliação
Avaliação Contínua obrigatória (100%): 60% Trabalho de grupo e 40% Avaliação individual 1. A avaliação contínua compreende: - trabalhos de grupo que visam a discussão e aplicação de conhecimentos; - participação ativa na discussão das várias temáticas em espaço de aula. 2. Avaliação individual
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 134.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Artigos de revistas indexadas a indicar no inicio das sessões: NP 0000 NP
Secundária
- Contemporary Human Resource Management: Wilkinson, A., Redman, T., & Dundon, T. 2017 (5th edition). Harlow, UK: Pearson Education.
- Organizational Behavior: Robbins, S. P., & Judge, T. A. 2015 (16th edition). New York: Prentice-Hall.
- Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano: Rêgo, A., Cunha, M. P., Gomes, J. F. S., Cunha. R. C., Cabral-Cardoso, C., & Marques, C. A. 2015 (3ª edição). Lisboa: Edições Silabo.
- Manual de Comportamento Organizacional e Gestão: Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C., & Cabral-Cardoso, C. 2016 (8ª edição). Lisboa: Editora RH.
- Handbook of Reward Management Practice: Improving Performance Through Reward: Armstrong, M. 2015 (5th edition). London: Kogan Page.
- Humanator XXI Recursos Humanos e Sucesso Empresarial: Camara, P. B., Guerra, P. B., & Rodrigues, J. V. 2016 (7ª edição). Lisboa: Publicações Dom Quixote.