Currículo

Marketing MKT-CEMP

Contextos

Groupo: Ciências Empresariais 2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Conhecer os principais conceitos de marketing; 2. Distinguir e compreender as diferenças entre consumidores dos clientes empresariais; 3. Compreender o contexto da estratégia de marketing e identificar os seus componentes; 4. ldentificar o marketing-mix; 5. Compreender o impacto das novas tecnologias no marketing; 6. Aplicar o conhecimento na elabora ao de um plano de marketing; 7. ldentificar oportunidades de investiga ao no âmbito do marketing.

Programa

1. lntrodução ao Marketing- principais conceitos e cria ao de valor para o cliente; 2. As empresas e a estratégia de marketing; 3. Mercados de consume e comportamento de compra; 4. Mercados organizacionais e comportamento de compra organizacional; 5. Estrategia de marketing- Segmenta ao,targeting,diferencia ao e posicionamento; 6. Produtos, serviços e marcas; 7. Preço; 8. Distribuição; 9. Comunicação; 10. Marketing digital.

Método de Avaliação

A unidade curricular será baseada em aulas teórico-práticas em que, em paralelo com a apresenta ao dos conceitos, se promovera a identifica ao e discussão regular de exemplos nacionais e internacionais. Os alunos, para além do manual da unidade curricular, poderão basear o acompanhamento das aulas e o estudo nos slides disponibilizados pelo docente. Ao Iongo do semestre os alunos serão convidados a participar nas discussões, conjuntamente com a presença nas aulas. Esta componente terá uma pondera ao de 10% na classificação final. Para além da componente individual, com o prop6sito de estudarem e aplicarem o conhecimento sobre marketing, para além de fomentarem competências de trabalho em grupo e de analise, OS alunos deverão em grupo proceder a analise de um artigo cientifico (visa conhecer a investigação existente e oportunidades para investigação futura) e elaborar um plano de marketing. Os alunos deverão proceder a apresentação dos dois trabalhos realizados em grupo como forma de complementar a avaliação e desenvolver competências de comunicação oral. Esta componente terá uma pondera ao de 40% na classificação final. Por fim, será realizado um exame com urna ponderação de 50% na classificação final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 134.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Principles of Marketing,19th edition,Pearson: Principal: Kotler,P., Armstrong,G.,& Balasubramanian,S 2023

Secundária

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre