Currículo
Gestão da Mudança em Contextos de Transformações Digitais GMCTD
Contextos
Groupo: Ciências Empresariais 2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > Optativa 1
Groupo: Ciências Empresariais 2015 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Compreender o que é mudança e o que é gestão da mudança; 2. Identificar diferentes tipos de mudança; 3. Discutir os desafios estratégicos da inovação e transformação digital; 4. Explicar os principais drivers da transformação digital; 5. Compreender porque é importante gerir a mudança no contexto da transformação digital; 6. Problematizar como liderar um processo de transformação digital; 7. Compreender diferentes modelos de gestão da mudança; 8. Avaliar a eficiência da mudança em contexto de transformação digital.
Programa
1. Mudança e gestão da mudança; 2. Caracterização e tipos de mudança; 3. Transformação e transição digital e outras mudanças; 4. Gerir a mudança no contexto da transformação digital; 5. Liderança e mudança no contexto da transformação digital; 6. Modelos de gestão da mudança; 7. Avaliar a eficiência da mudança e barreiras à mudança.
Método de Avaliação
Apresentação e discussão de trabalhos de grupo (40%) + avaliação por prova escrita final individual (60%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 121.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Reflections: our journey in organizational change research and practice: Armenakis, A. and Harris, S. 2009 Journal of Change Management, 9(2), pp. 127?142.
- Service Innovation In the Digital Age: Key Contributions and Future Directions?: Barrett, M., Davidson, E. and Vargo, S. L. 2015 MIS Quarterly, 39(1), pp. 135?154
- Leading Digital: Turning Technology Into Business Transformation: Bonnet, D., McAfee, A. and Westerman, G. 2014 Boston: Harvard Business Press.
- Kurt Lewin and the Planned Approach to Change: A Re-appraisal: Burnes, B. 2004 Journal of Management Studies, 41(6), pp.977-1002.
- Managing Change: A Strategic Approach to Organisational Dynamics: Burnes, B. 2004 4th edition.
- How AUDI AG Established Big Data Analytics in Its Digital Transformation: Dremel, C., Wulf, J., Herterich, M., Waizmann, J.-C. and Brenner, W. 2017 MIS Quarterly Executive, 16(2), pp. 81?100