Currículo
Internacionalização INT-CEMP
Contextos
Groupo: Ciências Empresariais 2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1) Analisar o papel da internacionalização no contexto da empresa e da Gestão. 2) Desenvolver capacidades para formular e implementar estratégias internacionais e compreender indústrias, negócios e competição a nível global.
Programa
CP I. Entendimento sobre a internacionalização CP II. A Nova Ordem Mundial que vai emergindo CP III. A empresa e os negócios internacionais
Método de Avaliação
a) Discussão de casos actuais b) Realização de 1 pequeno teste de escolha múltipla teste sobre conceitos. c) Resolução de pequenos casos apresentados em sala sobre organizações/problemas reais d) Elaborar estratégias para os negócios internacionais D 1. Adquirir capacidade para resolver problemas e tomar decisões D 2. Interpretar e debater decisões tomadas pelos grandes players internacionais D 3. Desenvolver capacidades de trabalhar em equipa. D 4. Desenvolver capacidades de aplicação da teoria à prática.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- O IDE via Multinacionais e as Empresas Domésticas: (WP ISEG) 2019
- Managing the multinational company. A framework of strategic corporate control. 5th Workshop on International Strategy and Cross Cultural Management, EIASM. Istanbul, Turkey.: NEVADO, P.P. 2007
- International Strategies: A Framework For Traditional And Emergent MNCs. International Business & Economic Research Conference Las Vegas, USA.: NEVADO, P.P. 2004
- CAVUSGIL, S. T., KNIGHT, G., RIESENBERGER, J.: Witt, M. 2019
- International Business: The New Realities, Global Edition, 5th Edition. Harlow, United Kingdom. Pearson Education Limited.: CAVUSGIL, S. T., KNIGHT, G., RIESENBERGER, J. 2021