Currículo

Gestão da Cadeia de Abastecimento GCA-CEMP

Contextos

Groupo: Ciências Empresariais 2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas

ECTS

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

 Apresentar os conceitos de Gestão da Cadeia de Abastecimento, discutir a sua importância e aplicar métodos, técnicas e ferramentas para atingir a excelência organizacional.  Apresentar os conceitos de planeamento, organização e controlo de algumas das atividades mais importantes de uma organização, como são as seguintes: Programação de Curto Prazo, Gestão de Materiais e de Inventários, (modelos Determinísticos e Probabilísticos), Compras e Processamento de Pedidos, Armazenagem e Manuseamento de Materiais, e Gestão de Transportes, incluindo a elaboração de Rotas.  A UC é desenhada para ajudar os estudantes a resolver os desafios atualmente encontrados nos mercados nacional e internacional, ao providenciar os conceitos e os métodos de tomada decisão adequados para aproveitar as oportunidades estratégicas de crescimento, e para a redução dos custos das operações.

Programa

 Conceitos Fundamentais da Cadeia de Abastecimento  Programação de Curto Prazo na Cadeia de Abastecimento  Método da Afetação  Regra de Johnson  Gestão de Materiais na Cadeia de Abastecimento  Modelo Determinístico da Quantidade Económica de Encomenda  Modelo Determinístico com Descontos de Quantidade  Modelo Determinístico da Oportunidade Única de Negócio  Modelo Determinístico da Quantidade Económica de Fabricação  Modelo Probabilístico do Ponto de Encomenda  Modelo Probabilístico do Ponto de Encomenda com Procura e Prazo de Reaprovisionamento Variáveis  Modelo Probabilístico do Ciclo de Revisão Constante  Modelo Probabilístico de Pedidos em Conjunto  Gestão de Transportes na Cadeia de Abastecimento  Peso Limite  Privilégio de Stop-Off  Seleção do Tipo de Transporte  Consolidação do Frete  Planeamento de Rotas

Método de Avaliação

 A avaliação da UC é composta de duas componentes: um exame final com o peso de 75% e a avaliação contínua (25%), que será o método de avaliação recomendado para a maioria dos alunos inscritos;  A avaliação contínua consta da presença e participação dos discentes nas aulas e nas discussões, a resolução de exercícios práticos e o trabalho (em grupo) de análise, revisão e apresentação de um artigo académico.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 68.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Business Logistics/Supply Chain Management and Logware CD Package (5th ed.). Upper Saddle River: Pearson Prentice Hall Inc.: Ballou, R. H. 2004
  • Operations Management – Sustainability and Supply Chain Management (14th ed.). New York: Pearson Education.: Heizer, J., Render, B., & Munson, C. 2023
  • da Produção e Operações – Teoria e casos práticos resolvidos. Forte da Casa: Escolar Editora.: Lopes, J. D., Pimentel, B. M., Pinto, J. G., Soares, J. M., & Nunes, S. 2020

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2 Semestre