Currículo
Gestão de Negócios Internacionais GNIOPT6
Contextos
Groupo: Economics > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Sensibilizar os alunos para a relevância e amplitude dos negócios internacionais e as suas implicações; Estudar os processos de internacionalização das empresas; Explicar as motivações dos investimentos internacionais; Analisar os processos de internacionalização das empresas; Apresentar as principais formas de expansão internacional das empresas; Fornecer os instrumentos básicos de gestão das operações internacionais; Estimular nos alunos a capacidade de compreender realidades económicas e sociais diferentes, bem como o trabalho em grupo.
Programa
1. O que são e como evoluíram, ao longo do tempo, os Negócios Internacionais; 2. Globalização dos mercados e a empresa; 3. Enquadramentos internacionais; 4. Teorias do comércio e do investimento internacional; 5. Processo de internacionalização da empresa; 6. Modos de entrada nos mercados internacionais; 7. Gestão das operações internacionais.
Método de Avaliação
Esta época de avaliação destina-se aos alunos que participem na avaliação contínua: Exame 40% Trabalho 40% Trabalho artigo científico 10% Participação 10% A nota mínima obrigatória para qualquer das componentes de avaliação é 7,5 valores; Os alunos que pretendem obter classificação final superior a 17 valores seguem o estipulado no regulamento geral de avaliação de conhecimentos; Não é permitida a consulta de quaisquer elementos de estudo nas provas escritas individuais. A avaliação é composta por uma prova escrita individual a realizar no dia 5 de Junho de 2025 (ponderação 40% ou 100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 121.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- International Business: The New Realities: Cavusgil, S. T., Knight, G., Riesenberger, J. 2020