Currículo
Gestão de Marcas GM-LGES
Contextos
Groupo: Economics > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Compreender a importância das marcas e o que elas representam para os consumidores e para as organizações. Dominar os principais conceitos ligados ao branding e ao capital da marca centrado no cliente (consumer based brand equity). Consciencialização do aluno para as questões éticas nas decisões de branding. Desenvolver a capacidade para desenhar e implementar um programa de marketing que permita criar, medir e gerir brand equity.
Programa
Parte I: Desenvolver uma Estratégia de Marca O Capital da Marca Centrado no Cliente e Posicionamento da Marca • Definição de capital da marca centrado no cliente • Fontes e resultados do capital da marca centrado no cliente • Os quatro componentes do posicionamento da marca • Os mantras da marca Ressonância da Marca e a Cadeia de Valor da Marca • Definição de ressonância de marca • Etapas para construir a ressonância de marca • Definição da cadeia de valor da marca • Etapas na cadeia de valor da marca • Brand equity vs. Customer equit PARTE II: Projetar e Implementar Programas de Marketing da Marca Os Elementos da Marca para Criar de Capital da Marca • Diferentes tipos de elementos de marca • Critérios e Táticas para escolher os elementos de marca • Questões legais relacionadas com os elementos de marca Desenhar Programas de Marketing para Criar Capital da Marca • A experiência do produto • Preços baseados em valor • Opções de canais diretos e indiretos • As marcas do distribuidor Branding na Era Digital • Definição de brand engagement • A pirâmide de brand engagement • Comunicações digitais • Marketing por e-mail e a otimização de sites • Redes sociais e mobile marketing • Influencers e word-of-mouth • Content marketing • Mudanças na estrutura organizacional de gestão de marca Alavancar Associações Secundárias para Criar Capital da Marca • As oito formas de aproveitamento de associações secundárias • O processo para aproveitamento de associações secundárias • Questões táticas ao aproveitar associações secundárias de diferentes entidades
Método de Avaliação
As aulas têm um formato teórico-prático (1h30 por semana). As aulas teóricas consistem na apresentação e explicação dos conceitos teóricos fundamentais, ilustrados com exemplos e casos de estudo de marcas reais. As aulas práticas consistem na realização de um trabalho de grupo, onde os alunos aplicam a matéria a uma marca à sua escolha. A avaliação na época normal é composta por duas partes: avaliação contínua (50%) e um exame escrito individual (50%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 62.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Strategic Brand Management: Building, Measuring, and Managing Brand Equity, 5ª Edição, Hoboken, NJ: Pearson Education.: Keller, K. L. & Swaminathan, V. 2020