Currículo

Gestão de Negócios Internacionais GNIOPT6

Contextos

Groupo: Economia > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

 Sensibilizar os alunos para a relevância e amplitude dos negócios internacionais e as suas implicações;  Estudar os processos de internacionalização das empresas;  Explicar as motivações dos investimentos internacionais;  Analisar os processos de internacionalização das empresas;  Apresentar as principais formas de expansão internacional das empresas;  Fornecer os instrumentos básicos de gestão das operações internacionais;  Estimular nos alunos a capacidade de compreender realidades económicas e sociais diferentes, bem como o trabalho em grupo.

Programa

1. O que são e como evoluíram, ao longo do tempo, os Negócios Internacionais; 2. Globalização dos mercados e a empresa; 3. Enquadramentos internacionais; 4. Teorias do comércio e do investimento internacional; 5. Processo de internacionalização da empresa; 6. Modos de entrada nos mercados internacionais; 7. Gestão das operações internacionais.

Método de Avaliação

Esta época de avaliação destina-se aos alunos que participem na avaliação contínua: Exame 40% Trabalho 40% Trabalho artigo científico 10% Participação 10%  A nota mínima obrigatória para qualquer das componentes de avaliação é 7,5 valores;  Os alunos que pretendem obter classificação final superior a 17 valores seguem o estipulado no regulamento geral de avaliação de conhecimentos;  Não é permitida a consulta de quaisquer elementos de estudo nas provas escritas individuais.  A avaliação é composta por uma prova escrita individual a realizar no dia 5 de Junho de 2025 (ponderação 40% ou 100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 121.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • International Business: The New Realities: Cavusgil, S. T., Knight, G., Riesenberger, J. 2020

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2 Semestre