Currículo
Marketing Digital e Social Media MDSMOPT6
Contextos
Groupo: Economia > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
Groupo: Economia > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Fornecer as competências e o conhecimento necessários para implementar uma estratégia integrada de Marketing Digital; 2. Promover a reflexão, a estimulação e o desenvolvimento de competências de marketing alargadas, aumentando a eficácia na gestão do plano de marketing; 3. Desenvolver e aprofundar competências práticas que permitam planear, implementar, monitorizar e analisar o retorno da estratégia e plano de marketing, indo ao encontro das necessidades de formação de profissionais da área. 4. Apreender quais as etapas no processo de planeamento digital, que integra a vertente estratégica (análise mercado, segmentação, posicionamento), operacional (marketing mix e escolha das opções táticas) e de medição de resultados (relação entre métricas, KPIs e resultados).
Programa
1.Conceito e principais tendências em Marketing Digital 2.Transformação Digital e ferramentas de comunicação digital 3. Estratégia Digital e Modelos de plano de Marketing Digital. O modelo RACE. 4. Consumer Journey: evolução do processo de compra do consumidor 5. Mix de comunicação digital 6. Publicidade em Marketing Digital: formatos, especificações e métricas 7. Redes Sociais: Panorama, matrizes de implementação e ferramentas 8. Marketing de influência
Método de Avaliação
As sessões a realizar em sala combinam diferentes metodologias de ensino, nomeadamente o método expositivo, interrogativo e de descoberta em grupo com a discussão de casos reais e o trabalho sobre diversos exemplos. O trabalho a realizar de forma autónoma por cada aluno contempla a leitura complementar ao material exposto em sala e a realização de um trabalho de investigação individual e de um projeto de grupo (equipas de 5 alunos). O projeto de grupo consiste na elaboração de plano de Marketing Digital de uma organização escolhida pelos alunos e que pressupõe a realização de desk research para a sua preparação, aliada à utilização das matrizes expostas em sala. O projeto é apresentado em sala para assistência de todos os alunos, com identificação de oportunidades de melhoria. Avaliação: Exame escrito 60%; Relatório escrito individual 10%; Projeto de Grupo incluindo produção e apresentação em sala 30%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 121.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Digital Marketing: Chaffey, D., Ellis- Chadwick, F, 2022 8th Edition, Pearson
Secundária
- Understanding Social Media: Ryan, D. , 2015 Kogan Page
- Understanding Digital Marketing Strategies for Engaging the Digital Generation: Ryan, D. , 2014 3rd edition, Kogan Page