Currículo
Economia Monetária e Financeira EMF
Contextos
Groupo: Economia > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: Economia > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A cadeira de Economia Monetária e Financeira pretende familiarizar os alunos com o financiamento da economia (mercados, instituições financeiras), discutir o conceito de moeda e de risco. Apresentam-se os elementos básicos da economia financeira, nomeadamente as teorias de selecção de carteiras de activos. Aborda-se também os mercados obrigacionista, accionista, de derivados e cambial, os modelos de avaliação de acções e as taxas de câmbio. A cadeira dedica ainda atenção a aspectos da intermediação financeira, crises financeiras, bem como problemas de informação, crises e regulação financeira. Por fim, são igualmente estudadas as questões relacionadas com a procura de moeda, a oferta de moeda e a política monetária.
Programa
Sistema financeiro -Fluxos de financiamento da economia; -Mercados financeiros; -Intermediários financeiros; -Instrumentos financeiros; -Moeda; -Conceito de moeda; -Funções da moeda; -Sistemas de pagamentos; -Medidas de moeda; Risco -Conceito de valor actual e valor futuro; -Risco financeiro; -Medidas e tipos de risco; -Estratégias para a redução do risco financeiro; Teoria da carteira -Rendimento e risco de um ativo financeiro; -Rendimento e risco de uma carteira de ativos financeiros; -Fronteira eficiente; -A moeda como ativo financeiro? teorema da separação de Tobin. Mercado da dívida e taxas de juro -Medidas de taxas de juro; -Determinantes da procura de ativos; -Estrutura de taxas de juro. Mercado acionista -Cálculo do preço de uma acção; -Teoria dos mercados financeiros eficientes. Mercado de derivados -Contratos forward ou contratos a prazo; -Contratos de futuros; -Opções; -Swaps Mercado de câmbios -Mercados de câmbios e taxas de câmbio -Determinação de taxas de câmbio no longo prazo -Determinação de taxas de câmbio no curto prazo Economia da intermediação financeira -Funções dos intermediários financeiros -Custos de transacção, informação assimétrica Bancos e inovação financeira -Bancos -Inovação financeira Crises financeiras -Tipos de crises financeiras -A crise financeira de 2007-2009 Procura de moeda -Teoria quantitativa da moeda -Teoria keynesiana da preferência por liquidez -Friedman e a nova teoria quantitativa Oferta de moeda -Determinantes da oferta de moeda -Oferta de moeda na área do euro -Os agregados monetários e respectivas contrapartidas Política monetária -Objectivos e instrumentos de política monetária -Mecanismos de transmissão de política monetária -Política monetária única
Método de Avaliação
A avaliação ao longo do semestre inclui, para o apuramento da classificação final da cadeira, um teste de escolha múltipla, sem consulta (exceptuando um formulário), cuja nota tem uma ponderação de 35% na nota final da disciplina. O teste de escolha múltipla realiza-se nas aulas teóricas, sensivelmente a meio do programa, e tem a duração de 50 minutos. O exame final, época normal ou época de recurso, é um teste sem consulta (exceptuando um formulário) a realizar no fim das aulas e tem a duração de 120 minutos. A nota deste exame tem uma ponderação de 65% na nota final da disciplina.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 108.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Economia Monetária e Financeira: M. Abreu, A. Afonso, V. Escária, C. Ferreira (2012) 2016-2017 2ª edição, Escolar Editora.
- Modern Portfolio Theory and Investment Analysis,: Elton, J., Gruber, E., Brown, S., Goetzmann, W. (2009) 2016-2017 8th ed., Wiley & Sons, Inc.
Secundária
- The Economics of Money, Banking and Financial Markets,: F. Mishkin (2010). 2016-2017 Pearson, 9ª edição.