Currículo
Psicossociologia PSI
Contextos
Groupo: Economia > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo desta unidade curricular é fornecer aos alunos as bases para a compreensão dos processos psicológicos e comportamentais em contextos organizacionais e outros. A pertinência científica desta disciplina é sustentada pela ampla produção académica sobre temas que dizem respeito a processos individuais e organizacionais, nomeadamente aos contributos da Psicologia Social e Organizacional. Em relação a competências técnicas, a UC oferece aos alunos um conjunto de ferramentas conceptuais com aplicação prática na vida laboral e organizacional. Para além de competências técnicas na área do comportamento e da Psicologia Organizacional, são treinadas competências comunicacionais e de trabalho em equipa.
Programa
- Natureza humana, personalidade e emoções; - Perceção, impressões e atribuições causais; - Processos de aprendizagem; - Atitudes, satisfação e motivação; - Equipas: coesão versus conflito; - Comunicação interpessoal; - Liderança : líderes e subordinados.
Método de Avaliação
A avaliação contínua através da realização de exercícios : os exercícios são realizados em grupo e estão inseridos em pontos específicos do programa. Os exercícios poderão ser apresentados oralmente e/ou por vezes entregues em versão escrita. Para cada exercício, a docente explicita a forma de entrega assim como o prazo de realização; vários exercícios são realizados em sala; outros necessitam de mais tempo de preparação exigindo outro momento de interação e de trabalho em grupo. É tido em conta o nivel de participação e contribuição dos alunos durante as aulas na nota final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 114.5
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Manual de Psicossociologia das Organizações: Ferreira, J. M. Carvalho et al 2001 Lisboa, McGraw-Hill
- null: null null null
- Manual de comportamento organizacional e gestão: Pina Cunha, M., Rego, A. Campos, R. Cabral-Cardoso, C. 2003 Lisboa, RH editora.
- Psicologia Social: Michener, H.A. et al. 2005 São Paulo, Pioneira Thomson Learning.