Currículo

Política de Ciência e Tecnologia PCTEC

Contextos

Groupo: 14ª Edição > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Consolidar conhecimentos estruturados na área das políticas de C&T e sua articulação com as restantes políticas sectoriais - Obter uma perspetiva histórica do desenvolvimento das políticas de C&T, em particular no pós II GM - Evolução da ciência guerra para a ciência paz - Compreender o papel da C&T como motor de desenvolvimento económico e competitividade - Conhecer a organização dos sistemas nacionais de C&T e Inovação - Conhecer as principais fontes de inf. estatística e interpretar indicadores de C&T e Inovação - Conhecer o SCTN EU e nacional, a sua evolução histórica, com detalhe nos últimos 30 anos - Perceber os processos iterativos de definição das políticas de C&T, reconhecer as estruturas de governação e o papel dos diferentes atores do sistema, nomeadamente em torno dos eixos: Universidades, Empresas, Governo - Prospetivar os grandes desafios da C&T contemporânea com destaque para o ecossistema europeia e sua articulação com o resto do Mundo numa sociedade globalizada.

Programa

- Estatísticas-base na Ciência e Tecnologia (C&T) - Fontes e indicadores. O papel da OCDE, UN, est. europeias e nacionais - Perspetiva histórica política C&T, com enfoque no pós-guerra (II Guerra Mundial) - Sistemas C&T e Sistemas Inovação. Atores, missões, visões e objetivos - O papel das Universidades, Empresas, Governo, Agências Financiadoras e Organismos Reguladores - Os Recursos Humanos e Financiamento da C&T - Importância das Infraestruturas de C&T - A Globalização e a Cooperação Internacional na C&T. Big Science - Ética e Integridade na Investigação - Ciência e Sociedade - Políticas de Investigação Europeias: perspetiva histórica, sistema de governação europeu, organização das estruturas europeias, políticas ativas e instrumentos - Política de C&T em Portugal - Organização do Sistema Científico e Tecnológico Nacional. Políticas, estruturas de governação, documentos-chave - Discussão prospetiva: Políticas de C&T nacionais, europeias e mundiais.

Método de Avaliação

Aulas expositivas, com oportunidades de debate semiestruturado. Cada aula dura duas horas e tem uma temática definida, previamente conhecida pelos alunos, a quem é fornecido material de preparação, disponível online. Os alunos são incentivados a discutir os temas abordados, tendo sempre em conta a perspectiva histórica e respectivas lições, o benchmarking internacional e a aplicação ao caso português. A avaliação tem três componentes na modalidade de avaliação contínua: Participação em aula = 10% da nota final Trabalho escrito com guião estruturado e temática previamente acordada com o docente = 40% Exame escrito de duas horas, com quatro perguntas de desenvolvimento (escolhidas de um conjunto inicial de seis) = 50% Se o aluno não fizer avaliação contínua fica com a nota do exame escrito.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 134.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

Disciplinas de Execução

2008/2009 - 2 Semestre

2009/2010 - 2 Semestre