Currículo
Teoria Económica TE
Contextos
Groupo: Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > Optativas
Groupo: Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > Optativa 1 e 2
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A UC de Teoria Económica tem, como objetivos: 1) Apreender os conceitos básicos da teoria económica, quer no âmbito da microeconomia, quer no âmbito da macroeconomia. 2) Saber utilizar os conceitos básicos da teoria económica na análise de situações concretas: caracterização e interpretação da realidade económica, discussão de problemas económicos e das alternativas de solução. 3) Fomentar o raciocínio económico na abordagem da realidade social.
Programa
1 – Introdução: microeconomia versus macroeconomia 2 - Microeconomia 2.1 – O mercado 2.2 – Custos de produção 2.3 – Mercados competitivos 2.4 – Preços determinados pelo confronto entre a oferta e a procura de mercado 2.5 – Mercados de monopólio 2.6 – Mercados de oligopólio 2.7 – Externalidades e bens públicos 3 - Macroeconomia 3.1 – Medição da atividade económica 3.2 – Criação e destruição de moeda 3.3 – Determinação do produto e do emprego 3.4 – Inflação 3.5 – Finanças públicas 3.6 – Sistema financeiro
Método de Avaliação
Para todas as partes da matéria, o ensino incorpora dois tipos de metodologia: em primeiro lugar, a exposição teórica dos conceitos e a forma como os mesmos se articulam; em segundo lugar, a realização de exercícios e a discussão de casos práticos reais, como forma de aplicação da teoria a uma realidade concreta. A avaliação consta de um teste (com algumas questões teóricas e outras práticas). Os alunos que reprovarem à UC terão a possibilidade de obter aprovação na época de recurso, a qual consta igualmente de um teste.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 121.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Macroeconomics: Gordon, R. J. 2014 12th Edition, Pearson
- Economia dos mercados e da empresa: Leão, P. 2011 Escolar Editora