Currículo
Marketing da Inovação e Novos Produtos MINP
Contextos
Groupo: Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A Unidade Curricular (UC) de Marketing da Inovação e de Novos Produtos visa dotar os seus alunos com capacidades para a compreensão da lógica e funcionamento da atividade comercial (ótica de marketing); a perceção tanto dos fundamentos do planeamento e das funções nucleares da gestão comercial, como da importância da inovação em tal contexto. Fornecendo, por o efeito, um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos, cuja articulação proporcionará capacidades de compreensão da importância da inovação no âmbito da função comercial, segundo as perspetivas sistémica e evolutiva da atividade empresarial, ao mesmo tempo que fornece o instrumental teórico para o desenvolvimento de ações de marketing em ambientes de mercado, em especial as que exigem atitudes de adoção de novos produtos num ambiente competitivo e de mudança.
Programa
- A empresa e a inovação; - Fundamentos da gestão comercial; - Óticas de atuação comercial e o conceito de marketing; - Inovação e marketing estratégico; - Mercados e comportamento dos consumidores; - Inovação, novos produtos e marketing; - Marketing operacional e lançamento de novos produtos; - O processo de lançamento de novos produtos; - Planeamento estratégico e inovação; - Dimensão estratégica da tecnologia; - A I&D e a inovação empresarial; - Formulação de estratégias de marketing.
Método de Avaliação
Briefing + Apresentação Briefing - 15% Pitch Inicial - 5% Apresentação Final - 15% Projecto Final - 35% Prova Escrita de Avaliação Final - 30%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 121.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Marketing for Entrepreneurs – Concepts and applications for new ventures: Crane, F. G. 2013 Crane, F. G. (2013), Marketing for Entrepreneurs – Concepts and applications for new ventures, California: Sage.
- Entrepreneurial Marketing: Nijssen, E. J. 2014 Nijssen, E. J. (2014), Entrepreneurial Marketing, 1st edition, New York: Routledge.