Currículo

Globalização e Mercados Regionais GMR

Contextos

Groupo: 16ª Edição > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Dar aos alunos os conhecimentos essenciais das várias teorias do comércio internacional e do investimento directo estrangeiro. Pôr os anos a reflectir sobre os vários aspectos da globalização, nomeadamente sobre o papel das firmas multinacionais. Analisar o papel das organizações internacionais, nomeadamente do GATT-OMC, na regulação do comércio e do investimento internacionais. Desenvolver nos estudantes a análise crítica e a forma concisa e rigorosa de escrever e expor.

Programa

- Teorias do comércio internacional; - Teorias do investimento directo estrangeiro e o papel das firmas multinacionais; - Comércio livre ou política comercial estratégica?; - Conceitos de globalização; - As duas ondas de globalização: semelhanças e diferenças; - Regionalização versus globalização; - Os vários níveis da integração económica e os principais blocos regionais; - Comércio, ambiente e globalização: o papel da OMC e a agenda pós- Seattle; - Estudos empíricos.

Método de Avaliação

A nota final, na escala de 0 a 20, é atribuída com base num exame escrito, podendo eventualmente ser tido em conta o resultado da avaliação ao longo do semestre

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 134.0

Carga Total -

Bibliografia

Não foi definida bibliografia principal

Disciplinas de Execução

2007/2008 - 2 Semestre