Currículo

Economia da Inovação e do Conhecimento EIC

Contextos

Groupo: 16ª Edição > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

As matérias dadas e a organização da disciplina têm como objetivo a transmissão de conhecimentos essenciais para a compreensão do fenómeno da inovação e da produção do conhecimento economicamente relevante. A disciplina pretende dotar os alunos de uma grelha analítica para equacionarem as realidades complementares da empresa e do sistema da inovação, tendo em conta as interações complexas que atualmente estão na base da conceção, produção e difusão de inovações. Neste âmbito, pretende-se transmitir conhecimentos necessários para descodificar o contexto e as instituições que influenciam a conceção, produção e difusão de inovações. Para além de dotar os alunos de um quadro conceptual sólido de análise da inovação, procura-se também transmitir conhecimentos de base relativamente a indicadores e fontes estatísticas mais relevantes para realizar análises no quadro do objeto da disciplina.

Programa

1. Objecto e abordagem da UC 2. Inovação e Economia 3. Indicadores de CTI 4. Inovação: Perspectivas fundadoras 5. Sistemas de inovação 6. Difusão da inovação 7. Empresas e setores inovadores e regulação dos mercados 8. Conhecimento economicamente relevante 9. Economia das patentes 10. Passado e futuro do “crescimento económico”

Método de Avaliação

A UC adopta um regime de avaliação continua que incide em um trabalho, uma prova individual (prova da Época Normal) e avaliação da participação, valorizados respectivamente em 35%, 55% e 10%. Os alunos que não obtenham aprovação na avaliação contínua ou que pretendam melhoria de nota, e ainda os que não tenham optado pelo regime de avaliação contínua, têm acesso à prova de Época de Recurso.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 134.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The Economics of Industrial Innovation.: Christopher Freeman e Luc Soete 1997 Londres: Pinter.
  • Innovation, Technology and Economic Change: Jan Fagerberg and David Mowery (orgs.) 2015 Edward Elgar.
  • Oxford Handbook of Innovation: Jan Fagerberg, David Mowery and Richard Nelson 2004 Oxford Univ. Press.
  • Handbook of The Economics of Innovation, Vols. 1 e 2.: Bronwyn H. Hall e Nathan Rosenberg (orgs.) 2010 NORTH-HOLLAND.
  • Inovação em Portugal: Manuel Mira Godinho 2013 Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Secundária

Disciplinas de Execução

2007/2008 - 2 Semestre