Currículo

Metodologias de Investigação MSINV

Contextos

Groupo: 16ª Edição > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Capacitar os alunos para a identificação, preparação e execução de pesquisa orientada em Marketing e, em particular, adquirirem: • conhecimentos gerais sobre metodologias de investigação, research design e sua fundamentação teórica; • competências para caracterização epistemológica, ontológica e axiológica, da bibliografia que utilizarão para preparação do Trabalho Final de Mestrado (TFM); • aptidões para pesquisa, leitura e revisão crítica de literatura científica e outra, para o seu TFM; • aptidões para redação científica; • aptidões para conceber e analisar criticamente projetos de investigação. • competências para preparação de uma proposta para o seu próprio TFM; • capacidade para mobilizar, em contexto de investigação, as competências e conhecimentos obtidos em outras unidades curriculares e, se necessário, complementarem-nos de forma expedita, mas rigorosa com competências e conhecimentos adicionais.

Programa

1. Introdução à investigação; a natureza da investigação em Ciências Sociais, em Gestão e em Marketing; 2. Processo de investigação; investigação teórica vs. aplicada; investigação exploratória vs. explicativa; pesquisa, leitura crítica e debate de artigos científicos e de dissertações e trabalhos de fim de curso anteriores; 3. Breve caracterização das principais abordagens qualitativas e quantitativas de investigação; 4. A natureza da proposta de Investigação; 5. Identificação de tópicos possíveis; revisões preliminares de literatura; escolha de tópico. 6. Desenho e enunciado de questões e hipóteses de investigação 7. Amostragem e instrumentação; validade e fiabilidade 8. Redacção da proposta de TFM.

Método de Avaliação

• Participação do estudante em actividades de aprendizagem em aula, eventualmente articuladas com preparação prévia em casa, tanto individualmente como em grupo - preparação, apresentação e debate; • Revisão por cada aluno de uma dissertação anterior na área de Marketing, analisando a estrutura, a revisão da literatura, o objectivo de investigação, a metodologia e as conclusões e, sugerindo pistas para pesquisa subsequente; • Leitura e revisão crítica de artigos científicos recentes, que podem sugerir temas de investigação; • Síntese de revisão de literatura (estado da arte) relativamente a um tema do seu interesse; • Elaboração de uma proposta de investigação. A avaliação de cada estudante em EN envolve: 1. Apresentação de trabalho de grupo, com peso de 10%; 2. Classificação obtida num exame, na época normal ou de recurso, com peso de 40%; 3. Classificação obtida na sua proposta de investigação, na época normal ou recurso, com peso de 50% .

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 134.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Research Methods for Business Students (8th ed): Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. 2019 ISBN: 978-1-292-20878-7

Secundária

Disciplinas de Execução

2007/2008 - 2 Semestre