Currículo

Economia e Política Urbana EPU

Contextos

Groupo: 3ª Edição > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > Opção C - Pol. Reg. de Energia e Ambiente

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Dotar os alunos de instrumentos teóricos e empíricos que lhes permitam compreender a importância das cidades e das redes de cidades para o desempenho macro-económico. Compreender a racionalidade económica da organização do espaço da cidade e as políticas adequadas para o aumento da sua eficiência económica. Compreender a racionalidade económica das redes de cidades, o seu impacto na organização do território, e as políticas orientadas para a promoção da competitividade, da coesão e da sustentabilidade económicas através daquelas redes. Criar competências no domínio da analise empírica das cidades e das redes de cidades.

Programa

- A cidade, as redes de cidades e o desempenho económico: problemática e elementos conceptuais; - A organização do espaço da cidade e a renda fundiária; - Hierarquias urbanas, redes de cidades, competitividade e coesão; - As políticas para o ordenamento do espaço da cidade e para a sua competitividade e revitalização económicas; - As políticas para os espaços metropolitanos e para as redes de cidades, e a competitividade e coesão económicas a nível regional, nacional e europeu.

Método de Avaliação

A avaliação de conhecimentos tem por base dois momentos: - Relatório/exposição, com a ponderação de 50% . Constituição de grupos de trabalho (3/4 alunos) aos quais são indicados temas de reflexão correspondentes a pontos do programa ou estudos de caso relevantes. Realização de Relatório e apresentação, em aula, dos resultados da investigação. - Exame/prova individual sobre toda a matéria, com ponderação de 50%.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 134.0

Carga Total -

Bibliografia

Não foi definida bibliografia principal

Disciplinas de Execução

2009/2010 - 2 Semestre