Currículo
Desenvolvimento Sustentável: Recursos Naturais e Políticas de Cidades DSRNPC
Contextos
Groupo: Economia e Políticas Públicas > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > Optativas 3 e 4
Groupo: Economia e Políticas Públicas > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > Área - Finanças e Administrações Públicas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Clarificar que os mercados falham em dar uma resposta adequada à sustentabilidade ambiental e dos recursos naturais e que é necessário políticas públicas para alcançar essa sustentabilidade. Determinar e fundamentar os critérios que devem estar subjacentes à exploração ótima dos recursos naturais e ambientais. Estabelecer o referencial ótimo a partir do qual se poderão comparar as situações concretas e identificar eventuais desvios e distorções, alvos de intervenção corretiva de natureza pública. Identificar as políticas públicas e quadros institucionais que permitem incentivar os agentes económicos individuais a prosseguirem uma gestão eficiente dos recursos. Clarificar medidas de políticas públicas para tornar as cidades sustentáveis. Os estudantes devem ter a capacidade de aplicar o quadro teórico aprendido nesta disciplina a casos concretos (água, florestas, situações de recursos comuns, etc.).
Programa
Parte I — Sustentabilidade, Recursos Naturais: quadros teóricos e metodológicos 1. Desenvolvimento sustentável: conceitos, desafios e respostas 2. Direitos de Propriedade, Fracassos de Mercado e os Recursos Naturais 3. Metodologias de apoio à decisão política 4. Gestão ótima de recurso não renovável e justiça intergeracional. 5. Transição de Recursos não renováveis para renováveis. Parte II Aplicações 6. Água: na confluência do renovável para o não renovável 7. Florestas: sustentabilidade de recurso renovável 8. Pescas: a gestão ótima de um recurso comum Parte III Política de Cidades e alterações climáticas. 9. Cidades sustentáveis I: políticas públicas para mobilidade e transportes 10. Cidades sustentáveis II: economia circular e recursos recicláveis 11. Alterações Climáticas
Método de Avaliação
O método de ensino (que se pretende baseado em avaliação contínua) passa por: - desenvolver um quadro teórico conceptual de base. - conseguir aplicá-lo a casos concretos. - desenvolver a capacidade analítica e crítica do aluno em relação a um caso concreto . Neste sentido tem por base uma interação em sala de aula que permita a participação dos alunos nos tópicos leccionados. Neste sentido a avaliação de conhecimentos inclui tres componentes: - Participação nas aulas (10%). - Ensaio, com possibilidade de discussão oral (60%); - Teste de escolha múltipla (30%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 134.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Environment and Natural Resources Economics: Tietenberg, T and Lewis, L. 2018 11th edition, Routldge, Oxon