Currículo
Economia da Educação EDD-EPP
Contextos
Groupo: Economia e Políticas Públicas > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > Optativas 1 e 2
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A UC tem como objectivo abordar os tópicos centrais da economia da educação, nas perspectivas microeconómica e macroeconómica. São tratados temas como: as políticas de educação (tipologia; eficiência e impactos de medidas e programas); oferta e procura de educação e agentes e instituições envolvidos; avaliação do investimento em educação (óptica individual, macroeconómica e societal); construção e medição do capital humano; financiamento da educação e acesso à educação, e a eficiência das políticas educativas. Os objectivos de aprendizagem que se destacam para além da aquisição de competências técnicas e científicas, do desenvolvimento do pensamento analítico e da capacidade de resolver problemas são o desenvolvimento das competências de comunicação escrita e oral.
Programa
• Economia da Educação: conceitos essenciais. Oferta e Procura de Educação. • Políticas de Educação: o contributo da Ciência Económica. • A Educação e as Políticas de Educação em Portugal. Comparações internacionais. • Métodos de análise empírica em Economia da Educação. • Teoria do Capital Humano. Desenvolvimentos e críticas. • Avaliação do Investimento em educação: benefícios e custos individuais, sociais e económicos. • Financiamento da educação. Acesso à educação e restrições de liquidez. • Recursos vs resultados em educação.
Método de Avaliação
A metodologia de ensino inclue a explicação de conceitos, modelos teóricos e métodos empíricos associados à Economia da Educação. Nas aulas são apresentados casos e colocadas questões para discussão e resolvidos exercícios (via MS Forms ou em papel). Situações reais (e.g. medidas de política de educação) são analisadas com base nos modelos teóricos e métodos empíricos leccionados. A metodologia de ensino inclue a explicação de conceitos, modelos teóricos e métodos empíricos associados à Economia da Educação. Nas aulas são apresentados casos e colocadas questões para discussão e resolvidos exercícios (via MS Forms ou em papel). Situações reais (e.g. medidas de política de educação) são analisadas com base nos modelos teóricos e métodos empíricos leccionados.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 134.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Handbook of the economics of education: Hanushek, E. A., Machin, S. J., & Woessmann, L. (Eds.). 2016 ISBN 978-0444
- Economics of Education: M. Lovenheim & S.E. Turner 2018 ISBN-13: 978-0716777045