Currículo

Políticas Sociais Comparadas PSCOMP

Contextos

Groupo: Economia e Políticas Públicas > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > Optativas 1 e 2

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final desta UC, as/os alunas/os deveräo conseguir: - Compreender as diversas motivacöes e atores relevantes para as várias áreas de política social; - Identificar tipologias de sistemas de proteção social e situar Portugal em cada uma delas; - Compreender a relevância das várias áreas de política social para o bem-estar social e desenvolvimento econ6mico das sociedades; - Levar a cabo análise de políticas públicas em várias áreas de política social utilizando várias metodologias.

Programa

1. Introdução: A Política Social como Política Pública • Princípios justificativos da necessidade de intervenção do Estado; • A relação Estado, Mercado, Setor Social e Famílias na definição de modelos de proteção social; • A análise das Políticas Sociais. 2. Política Social e o Mercado de Trabalho • A regulação do direito ao trabalho e ao salário; • A proteção social face à ausência de rendimentos do trabalho: proteção no desemprego e garantias de rendimento mínimo; • Pensões e a gestão dos rendimentos ao longo do ciclo de vida. 3. Política Social, Saúde e Género • Saúde: assimetrias de informação; • Os determinantes sociais de saúde e desigualdades de saúde; • Os cuidados a crianças e idosos: crítica feminista ao modelo de Esping-Andersen; • Os cuidados a idosos: desigualdades e impacto no trabalho e saúde. 4. Política Social e a Solidariedade Intergeracional • Os tipos e a importância das transferências intergeracionais; • Ajustiça intergeracional; • Questões metodológicas associadas à análise da posição relativa das gerações

Método de Avaliação

A UC foi estruturada em linha com a metodologia 'Problem-Based Learning ' que tem como objetivo maximizar os resultados do processo de aprendizagem através do envolvimento ativo das/dos alunas/os no processo pedagógico. As aulas têm uma forte componente prática, envolvendo a pesquisa, análise e interpretação de dados e outras fontes documentais relevantes, bem como a utilização de software de análise de dados (e.g. STATA ou SPSS). As/os alunas/os recebem materiais (PPTs, acesso a bases de dados, bibliografia) que lhes permitem reforçar as competências adquiridas em aula de forma autónoma. O processo de avaliação está organizado em 3 momentos que exigem a demonstração das competências adquiridas em aula: • Participação nas aulas através da formulação de questões, participação em debates e discussões e realização de exercícios práticos. (20%) • Elaboração de um Trabalho Final escrito realizado em grupo (máximo 3 elementos por grupo, com um máximo de 4000 palavras, excluindo bibliografia e anexos) e subordinado a um dos temas propostos pelo corpo docente, envolvendo obrigatoriamente uma componente empírica de análise e avaliação de uma área de política social incluídas no programa, usando as metodologias lecionadas nas aulas. O Trabalho Final deverá ser apresentado e discutido em aula com os restantes alunos. (65%) • Comentário crítico em relação à apresentação do Trabalho Final de outro grupo. (15%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 160.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Uncertainty and the Welfare Economics of Medical Care, American Economic Review, 53(5), 941-969.: Arrow, K. J. 1963
  • Economics of the Welfare State. Oxford: Oxford University Press.: Barr, N. 2012
  • The Oxford Handbook of the Welfare State. New York: Oxford University Press.: Béland, D., Leibfried, S., Morgan, K. e Obinger. H. 2021
  • The three worlds of welfare capitalism. Princeton, New Jersey: Princeton University Press.: Esping-Andersen, Gøsta 1990
  • Employment Regimes and the Quality of Work, New York: Oxford University Press.: Gallie, D. 2008
  • Economic Analysis, Moral Philosophy, and Public Policy. Cambridge, Cambridge University Press.: Hausman, D. & McPherson, M. 2006
  • Private and public transfers between generations: linking the family and the state, European Societies, 1, 81—104.: Kohli M 1999
  • Analyzing Health Equity Using Household Survey Data. World Bank Institute Development Studies.: O'Donnell, 0., van Doorslaer, E., Wagstaff, A. and Lindelow, M. 2007
  • Varieties of familialism: Comparing four southern European and East Asian welfare regimes: Saraceno, C. 2016 Journal of European Social Policy, 26(4), 314–326

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre