Currículo
Sociologia Económica e Financeira SEF
Contextos
Groupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
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ECTS
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os principais objetivos da disciplina são: - estudar as teorias e conceitos da Sociologia Económica; - compreender as dinâmicas culturais e sociais dos mercados; - discutir as abordagens sociológicas à construção do valor e à definição do transacionável; - explicar os modelos e formas de desenvolvimento no contexto da globalização; - estudar as tendências da contemporânea Sociologia das Finanças; - compreender as ações e as lógicas internas dos protagonistas do mundo financeiro; - discutir abordagens sociológicas aos mercados financeiros e mercados de capital; - explicar os constrangimentos sociais e culturais da moeda e dos mercados financeiros em contextos de globalização.
Programa
- O que é a Sociologia Económica. Fronteiras e Limites. Sociologia Económica vs. Economia. O que é que os Economistas e Sociólogos têm a dizer? Para lá do Homo Oeconomicus e do Homo Sociologicus. O Homo Reciprocans e o paradigma da equidade. O teorema da triangulação impossível. - Uma breve história da Sociologia Económica. Marcos importantes e a geração dos pais fundadores (1840-1920) - Marx, Weber, Durkheim, Simiand, Simmel, Sombart, Veblen, Pareto, Tarde. Uma agenda rica. - A Grande Ruptura - De Schumpeter e Polanyi ao projecto Parsoniano. A Lei de Gresham da Sociologia. Imperialismo e Isolacionismo. A Emergência de um novo paradigma ? os anos 80 e a Nova Sociologia Económica. Os diferentes ramos da Sociologia Económica. A cena europeia e a dominação americana. - O vocabulário da Nova Sociologia Económica: Incrustação, Capital Social, Confiança, Redes Sociais, Performatividade. Construir uma teoria da confiança. O debate do Capital Social. Os gurus da gestão. Uma atenção a factores críticos: giri, blat, e guanxi. A abordagem metodológica: Dirty Hands vs. Clean Models? - A construção social do valor. A Sociologia Económica da Dádiva, Reciprocidade e Altruísmo. Dons vs. Mercadorias. Revisitando a ?Deadweight loss of Christmas?. Mercados especiais e mercadorias especiais. O Mercado do sangue e dos órgãos. Leilões e a linguagem dos valores. - Acção Económica e Relações Sociais. Integrando o interesse e a racionalidade. Os dilemas da racionalidade. O paradoxo de Buridan. Efeitos Perversos e a ?Propensity to withhold effort?. Bounded rationality e as heurísticas de decisão rápidas e frugais. Framing Models e Rules of thumb. Modelos de limiar e Bandwagon effects. Por uma teoria complexa da acção. - Instituições e Organizações. Isomorfismo e Legitimidade. A hipótese Ecológica. Como a variedade não configure a escolha. A abordagem de Hirschman. O lado político das Organizações. Quem controla as organizações modernas. O consenso em torno do shareholder value. A questão dos grupos empresariais. Comparar os EUA, o Japão e a China. - A construção social dos mercados. De onde vêm os mercados? O mercado como metáfora. Construções Ideológicas. Definindo a troca e as suas variedades. O que é trocado e o que é trocável. A Construção social da competição. Modelos socio-económicos de produção. - Discutindo mercados. Bourdieu e o sector da habitação; Granovetter e a Indústria da Electricidade; Vatin e o mundo do Leite; Aspers e a Indústria da Moda. O mercado dos morangos em Sologne. Prolongar a análise à indústria do crédito: um estudo comparativo dos cartões de crédito. Casas de Penhor: um caso simples de crédito aos pobres? Uma vez mais ? confiança. Redes e capital social. - A Sociologia Económica do Capitalismo e da Globalização. Para lá do mercado e da cultura: a abordagem neo-weberiana ao tema do desenvolvimento. Leituras sociológicas do desenvolvimento capitalista. Atraso económico ou por que é que alguns ficam para trás. Mecanismos sociais de criação de indústrias em sociedades avançadas. As transições a leste. O impacto da globalização no Welfare State. Transnacionalismos e o Estado-Nação. Risco e Incerteza num mundo em fuga. As transições demográficas. - A Sociologia dos Mercados Financeiros. Informação e Arbitragem. A centralidade dos Traders. Entre oportunismo e contenção. A hipótese da performatividade. O Big Bang e os mercados financeiros. A retórica dos mercados: uma visão próxima do vocabulário dos M&A. Um mercado longe da perfeição. Os sentidos sociais do dinheiro. As dimensões fiduciária e moral do dinheiro. A crise de 2008. - A Sociologia Económica das Finanças Públicas. Finanz Soziologie ou Fiscal Sociology? Trazer o Estado de volta? Os três eixos dos estudos fiscais ? os austríacos (Schumpeter e Goldscheid), Os italianos (Pareto, Sensini, Griziotti), Os recalcitrantes americanos. Ilusão Fiscal e Cultura Fiscal. O exemplo da Antidosis. - Cultura e Economia. Indústrias Culturais. Criar desejos e forjar necessidades. Entre a homogeneidade e a heterogeneidade. Consumo e Estilos de Vida. O mundo das Artes. O Mito da Autoria como fundamento da Civilização Ocidental. A definição dos direitos de propriedade. As dinâmicas civilizacionais e o seu impacto na esfera económica. A invenção das tradições e a ?turistificação? do mundo moderno. O debate dos valores pós materialistas.
Método de Avaliação
A classificação final resultará da média ponderada da classificação de um trabalho de grupo (50%, a ser apresentado numa das três últimas aulas da disciplina; da participação em aula (20%) e um ensaio individual (30%. Os temas de trabalho serão distribuídos no início do semestre. Um exame final estará disponível para os estudantes cuja opção seja a não realização do trabalho de grupo ou do ensaio individual.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The Worth of Goods: Valuation and Pricing in the Economy: Beckert, Jens and Patrik Aspers 2011 Oxford, Oxford University Press
- Economic Sociology: Biggart, Nicole Woolsey (Ed.) 2011 Oxford, Blackwell
- Money and Credit: A Sociological Approach: Carruthers, Bruce and Laura ariovich 2010 Cambridge, Polity Press
- The Sociology of Financial Markets: Cetina, Karin Knorr and Alex PREDA (eds) 2005 Oxford, Oxford University Press
- The Architecture of Markets: An Economic Sociology of Twenty-First-Century Capitalist Societies: Fligstein, Neil 2001 Princeton, Princeton University Press
- Material Markets: How Economic Agents are Constructed: Mackenzie, Donald 2009 Oxford, Oxford University Press
- Do Economists Make Markets? On the Performativity of Economics: Mackenzie, Donald Fabian Muniesa, and Lucia Siu 2007 Princeton, Princeton University Press
- The Economic Sociology of Capitalism: Nee, Victor and Richard Swedberg (eds) 2005 Princeton, Princeton University Press
- The Handbook of Economic Sociology: Smelser, Neil and Richard Swedberg (Eds.) 2005 2nd edition, Princeton, Princeton University Press
- Pricing the Priceless Child: The Changing Social Value of Children: Zelizer, Viviana 1994 Princeton, Princeton University Press.
- The Social Meaning of Money: Pin Money, Paychecks, Pay Relief and Other Currencies: Zelizer, Viviana 1997 Princeton, Princeton University Press
Secundária
- Markets: Aspers, Patrik 2011 Cambridge, Polity Press.
- The Sociology of Economic Life: Granovetter, Mark and Richard Swedberg 2001 2nd Edition, Boulder/São Francisco, Westview Press
- Valuing the Unique: The Economics of Singularities: Karpik, Lucien 2010 Princeton, Princeton University Press
- Markets on Trial: The Economic Sociology of the U.S. Financial Crisis: Lounsbury, Michael and Paul M. Hirsch (Eds) 2011 , Bingley, Emerald Group Publishing
- Living in a Material World: Economic Sociology Meets Science and Technology Studies: Pinch, Trevor and Richard Swedberg (eds) 2008 Cambridge, Massachusetts The MIT Press
- Framing Finance: The Boundaries of Markets and Modern Capitalism: Preda, Alex 2009 , Chicago, University of Chicago Press