Currículo
Microeconomia II MI2
Contextos
Groupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
Groupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os objetivos de aprendizagem: 1. Compreender o poder de mercado: Os alunos deverão ser capazes de explicar como o poder de mercado afecta a concorrência e a eficiência dos mercados, particularmente em situações de monopólio ou oligopólio. 2. Analisar o comportamento estratégico: Os alunos devem aprender a analisar como as empresas utilizam a tomada de decisões estratégicas para influenciar os resultados do mercado e como essas estratégias podem impulsionar a inovação e criar ineficiências de mercado que resultam em perdas de bem-estar. 3. Aplicar a teoria dos jogos: Os alunos devem ser capazes de aplicar conceitos da teoria dos jogos para compreender as interações estratégicas tanto em contextos empresariais como sociais mais amplos. 4. Avaliar o papel de algumas políticas públicas: Os alunos devem avaliar como algumas políticas públicas podem mitigar os efeitos negativos do poder de mercado e do comportamento estratégico na sociedade.
Programa
Distorções da “mão invisível” em mercados competitivos 1. Impostos e subsídios distorcionários (revisões) 2. Preços e distorções nos mercados 3. Externalidades em Mercados Competitivos 4. Informação Assimétrica em Mercados Competitivos Distorções da “mão invisível” das decisões estratégicas 5. Monopólio 6. Pensamento Estratégico e Teoria dos Jogos 7. Oligopólio 8. Diferenciação de Produtos e Inovação em Mercados 9. Bens Públicos 10. Governos e Política
Método de Avaliação
Época normal Exame de época normal – 100%. ou Avaliação ao longo do semestre – 2 testes cada um com um peso de 50%. (os alunos que optarem por os dois testes ficam vinculados a esta alternativa de avaliação; em caso de reprovação, ficam reprovados em época normal e não podem aceder ao exame de época normal, podendo aceder à época de recurso). ou Caso só seja realizado um único teste (T), ao longo do semestre, então a classificação final é obtida pela melhor das seguintes classificações: média ponderada pela nota obtida no teste, com um peso de 40%, e pela nota obtida no exame de época de época normal (EEN), com um peso de 60%, sendo requerida a nota mínima de 7.5 valores no teste; ou em 100% pela nota obtida no exame de época normal. Época de recurso Avaliação idêntica à época normal excepto para os casos de melhoria de nota ou de reprovação na alternativa dos dois testes. Nestes casos a classificação obtida no exame é ponderada em 100%.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 108.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Microeconomia Intermédia - Uma Abordagem Intermédia (8ª Edição): Hal R. Varian 2011 Verlag Dashofer
- Intermediate Microeconomics, A Modern Approach (9th Edition): Hal R. Varian 2014 Norton & Company
Secundária
- Microeconomics with Calculus (3rd Edition): Jeffrey M. Perloff 2013 Pearson Education
- Games and Information: an Introduction to Game Theory (3rd edition): Rasmusen, Eric 2001 Oxford, Blackwell
- Microeconomia e Comportamento (3a edição): Frank, Robert H 1998 Lisboa, Mcgraw-Hill