Currículo

Microeconomia II MI2

Contextos

Groupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas

Groupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os objetivos de aprendizagem: 1. Compreender o poder de mercado: Os alunos deverão ser capazes de explicar como o poder de mercado afecta a concorrência e a eficiência dos mercados, particularmente em situações de monopólio ou oligopólio. 2. Analisar o comportamento estratégico: Os alunos devem aprender a analisar como as empresas utilizam a tomada de decisões estratégicas para influenciar os resultados do mercado e como essas estratégias podem impulsionar a inovação e criar ineficiências de mercado que resultam em perdas de bem-estar. 3. Aplicar a teoria dos jogos: Os alunos devem ser capazes de aplicar conceitos da teoria dos jogos para compreender as interações estratégicas tanto em contextos empresariais como sociais mais amplos. 4. Avaliar o papel de algumas políticas públicas: Os alunos devem avaliar como algumas políticas públicas podem mitigar os efeitos negativos do poder de mercado e do comportamento estratégico na sociedade.

Programa

Distorções da “mão invisível” em mercados competitivos 1. Impostos e subsídios distorcionários (revisões) 2. Preços e distorções nos mercados 3. Externalidades em Mercados Competitivos 4. Informação Assimétrica em Mercados Competitivos Distorções da “mão invisível” das decisões estratégicas 5. Monopólio 6. Pensamento Estratégico e Teoria dos Jogos 7. Oligopólio 8. Diferenciação de Produtos e Inovação em Mercados 9. Bens Públicos 10. Governos e Política

Método de Avaliação

Época normal Exame de época normal – 100%. ou Avaliação ao longo do semestre – 2 testes cada um com um peso de 50%. (os alunos que optarem por os dois testes ficam vinculados a esta alternativa de avaliação; em caso de reprovação, ficam reprovados em época normal e não podem aceder ao exame de época normal, podendo aceder à época de recurso). ou Caso só seja realizado um único teste (T), ao longo do semestre, então a classificação final é obtida pela melhor das seguintes classificações: média ponderada pela nota obtida no teste, com um peso de 40%, e pela nota obtida no exame de época de época normal (EEN), com um peso de 60%, sendo requerida a nota mínima de 7.5 valores no teste; ou em 100% pela nota obtida no exame de época normal. Época de recurso Avaliação idêntica à época normal excepto para os casos de melhoria de nota ou de reprovação na alternativa dos dois testes. Nestes casos a classificação obtida no exame é ponderada em 100%.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 108.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Microeconomia Intermédia - Uma Abordagem Intermédia (8ª Edição): Hal R. Varian 2011 Verlag Dashofer
  • Intermediate Microeconomics, A Modern Approach (9th Edition): Hal R. Varian 2014 Norton & Company

Secundária

  • Microeconomics with Calculus (3rd Edition): Jeffrey M. Perloff 2013 Pearson Education
  • Games and Information: an Introduction to Game Theory (3rd edition): Rasmusen, Eric 2001 Oxford, Blackwell
  • Microeconomia e Comportamento (3a edição): Frank, Robert H 1998 Lisboa, Mcgraw-Hill

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 1 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2007/2008 - 1 Semestre

2007/2008 - 2 Semestre

2008/2009 - 1 Semestre

2008/2009 - 2 Semestre

2009/2010 - 1 Semestre

2009/2010 - 2 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre

2010/2011 - 2 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2011/2012 - 2 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2012/2013 - 2 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre