Currículo
Economia Monetária EM
Contextos
Groupo: Finanças > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Sensibilizar os alunos para as principais questões que são objecto de debate no âmbito da economia e política monetária. Transmitir-lhes os conhecimentos básicos indispensáveis para definir e analisar os principais agregados monetários e o papel das instituições monetárias em diferentes contextos históricos e teóricos. Fornecer-lhes os instrumentos essenciais para uma melhor compreensão do papel das autoridades monetárias na condução da política monetária, em particular no contexto da UEM.
Programa
- Objeto de estudo da Economia Monetária; - Conceito de moeda; - Processo de financiamento e sistemas financeiros; - O risco dos investimentos financeiros. Teoria da carteira; - Estrutura das taxas de juro; - Agregados monetários e massa monetária; - Mercado monetário; - Política monetária.
Método de Avaliação
Aulas teórico-práticas de exposição dos principais conceitos e teorias, com exemplos e particular atenção à realidade portuguesa e da Área do Euro. Método de avaliação: 1. De acordo com o Regime Geral de Avaliação de Conhecimentos (RGAC) os alunos podem ser avaliados na época normal, na época de recurso ou na época especial. 2. Nesta cadeira a avaliação nas épocas normal (14.6.2013) e de recurso (26.6.2013) pode realizar-se de duas formas: - 100% obtidos na prova escrita, com um mínimo de 9,5 valores; - 60% respeitantes a essa mesma prova escrita (onde deverão ter pelo menos 8,0 valores) + 40% resultantes de duas provas escritas de avaliação intercalar (20% cada) a realizar durante as aulas, sem anúncio prévio das datas. NB: Considera-se sempre a melhor nota obtida nas duas hipóteses anteriores. 3. A época especial (Setembro de 2013) terá apenas uma prova escrita onde deverá ser obtida uma nota superior a 9.5 valores. 4. Todas as provas serão realizadas sem consulta.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -