Currículo
Gestão da Distribuição GD
Contextos
Groupo: Finance > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
ECTS
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Permitir o conhecimento sobre como conceber e desenvolver boas relações entres os membros dos canais de distribuição (produtores, grossistas, retalhistas e agências de logística). Discutir como é que vantagens competitivas sustentáveis podem ser alcançadas pelas empresas de distribuição.
Programa
- Considerações gerais sobre os Canais de Distribuição/Logística; - Canais de Distribuição/Logística: estrutura e estratégia; - A Gestão dos Canais de Distribuição/Logística; - O Ambiente Multicanal e o Ambiente Omnicanal; - Comércio por Grosso e a Retalho; - As Estratégias de Retalho; - A Localização das Lojas: critérios de decisão; - A Venda Direta; - O Sistema de Informação no Retalho; - A Identificação e Compreensão dos Consumidores/Clientes.
Método de Avaliação
As aulas desta unidade curricular são teórico-práticas, onde são apresentados os conceitos teóricos que são posteriormente enquadrados em contextos organizacionais. A nota final, na escala de 0 a 20, é atribuída com base num exame escrito, podendo eventualmente ser tido em conta o resultado da avaliação ao longo do semestre. Neste caso, a nota é uma média ponderada da nota do exame escrito (50%) e da avaliação contínua (50%). A avaliação contínua é composta pela elaboração e apresentação de um trabalho de grupo, a realização de pequenos trabalhos/apresentações individuais, e participação nas aulas. Em todos elementos de avaliação é necessária uma nota mínima de 8 valores.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Marketing Channel Strategy: An Omni-Channel Approach,: Palmatier, R. W., Sivadas, E., Stern, L. W., & El-Ansary, A. I. 2020 9th Edition, Routledge
- The Handbook of Logistics and Distribution Management: Rushton, A., Croucher, P., & Baker, P. 2022 7th Edition, KoganPage