Currículo
Marketing Digital e Social Media MDSM
Contextos
Groupo: Finance > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
ECTS
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Compreender o ecossistema digital e os seus diversos elementos; 2. Fornecer as competências e o conhecimento necessários para implementar uma estratégia integrada de Marketing Digital; 3. Promover a reflexão, a estimulação e o desenvolvimento de competências de marketing alargadas, aumentando a eficácia na gestão do plano de marketing; 4. Desenvolver e aprofundar competências práticas que permitam planear, implementar, monitorizar e analisar o retorno da estratégia e plano de marketing, indo ao encontro das necessidades de formação de profissionais da área; 5. Adquirir conhecimentos teórico-práticos relativamente às etapas no processo de planeamento digital, que integra a vertente estratégica, operacional e de medição de resultados.
Programa
1.Princípios da Estratégia de Marketing e a sua extensão ao digital; Consumer Journey e suas matrizes; Alinhamento off-line-online. 2. Media Tradicionais vs Novos Media; Drivers da Transformação Digital; A importância do Conteúdo; Mobile Marketing. 3. Panorama de meios em Portugal; Matriz OSEP; estudos de 4. Tendências em Marketing Digital; Desafios da Estratégia Digital; Benefícios do Marketing Digital; E-business Vs e-commerce. 5. O Modelo RACE enquanto modelo de planeamento e implementação em Marketing Digital; a definição de objetivos com recurso à metodologia SMART; categorização dos canais de implementação. 6. O Marketplace digital; segurança das propriedades digitais; RGPD e questões éticas. 7. Alinhamento de uma Estratégia de Marketing Digital; objetivos, lógicas de implementação e ferramentas 8. Medição e monitorização em Marketing Digital 9. Social media, social monitoring e influence marketing
Método de Avaliação
As sessões a realizar em sala combinam diferentes metodologias de ensino, nomeadamente o método expositivo, interrogativo e de descoberta em grupo com a discussão de casos reais e o trabalho sobre diversos exemplos. O trabalho a realizar de forma autónoma por cada aluno contempla a leitura complementar ao material exposto em sala e a realização de um trabalho de investigação individual e de um projeto de grupo (equipas de 5 alunos). O projeto de grupo consiste na elaboração de plano de Marketing Digital de uma organização escolhida pelos alunos e que pressupõe a realização de desk research para a sua preparação, aliada à utilização das matrizes expostas em sala. O projeto é apresentado em sala para assistência de todos os alunos, com identificação de oportunidades de melhoria. Avaliação: Exame escrito 60%; Relatório escrito individual 10%; Projeto de Grupo incluindo produção e apresentação em sala 30%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 68.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Digital Marketing: Chafffey, D., Ellis- Chadwick, F 2015 6th Edition, Pearson
Secundária
- Understanding Digital Marketing Strategies for Engaging the Digital Generation: Ryan, D. 2014 3rd edition, Kogan Page
- Understanding Social Media: Ryan, D. 2015 Kogan Page