Currículo

Empreendedorismo EMPROPT6

Contextos

Groupo: Finance > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular visa sensibilizar os alunos para a criação de novos negócios como forma de valorizar no mercado ideias, produtos e tecnologias e ensinar a desenvolver Planos de Negócio. Mais especificamente, pretende-se: • Desenvolver o gosto pelo empreendedorismo: • Melhorar as capacidades de deteção e análise de oportunidades de negócio; • Conhecer os critérios mais utilizados pelos investidores para avaliar propostas de investimento em novos negócios; • Praticar a análise financeira como instrumento para calcular as necessidades de financiamento e para elaborar previsões da rentabilidade futura de um novo negócio; • Conhecer as vantagens associadas à proteção da propriedade industrial • Melhorar a compreensão do papel recursos humanos, operacionais e financeiros nas primeiras fases do negócio; • Desenvolver um Plano de Negócios. Os alunos terão a oportunidade de desenvolver aptidões relacionadas com a comunicação, tomada de decisão, negociação, organização, e gestão de tempo. Ao mesmo tempo, os alunos irão desenvolver e realçar as suas aptidões pessoais.

Programa

1. Introdução à cadeira de Empreendedorismo; 2. A Criação de Novos Negócios; 3. Da ideia ao Mercado. Estudo de Mercado, Mercado alvo e Análise da Estrutura Competitiva; 4. Apresentação dos alunos I - Da Ideia ao Conceito; 5. Critérios para Avaliação de Oportunidades de Negócio; 6. Apresentação dos alunos II - Análise de Oportunidade de Mercado; 7. Proteção da Propriedade Industrial. Empresa na Hora e Marca na Hora; 8. Marketing das Start-ups. Como sair do nicho? Planeamento Financeiro de Novos Negócios - Financiamento; 9. Apresentação dos alunos III - Do Mercado ao Plano Operacional e de Recursos Humanos; 10. O plano de Negócios; 11. A Equipa de Empreendedores; 12. Apresentação dos alunos IV - Apresentação final dos Planos de Negócio; 13. Apresentação dos alunos IV - Apresentação final dos Planos de Negócio.

Método de Avaliação

1. ÉPOCA NORMAL/NORMAL SEASON A avaliação desta unidade curricular baseia-se na discussão e apresentação oral de diversos trabalhos ao longo do semestre. O(a)s aluno(a)s deverão constituir grupos de 4 a 5 elementos. Existem diversos momentos de avaliação ao longo do semestre, nomeadamente: A) Resolução de exercícios em aula e fora (10%) B) Desenvolvimento e apresentação de uma oportunidade de negócio para uma solução focada um problema de sustentabilidade: (90%) Nota: Será dada oportunidade aos alunos para obterem pontos extra na nota, mediante a participação em atividades 2. ÉPOCA DE RECURSO/ APPEAL SEASON Os alunos que não optaram pelo sistema de avaliação contínua, deverão entregar individualmente: .Plano de Negócio Final (máximo 12 páginas) .Vídeo comercial (1 min) .Vídeo do pitch (4 min) A nota final resulta em Plano de Negócios*70%+ Vídeo comercial*15% + Vídeo do pitch*15%.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 121.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Business Model Generation: A Handbook for Visionaries: Osterwalder, A. 2012 Game Changers, and Challengers
  • The Start-up Owner’s Manual – The Step by Step Guide for Building a Great Company: Blank, S. & Dorf, B. 2012 .

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2 Semestre