Currículo
Social Studies of Finance SSFNC-OPT
Contextos
Groupo: Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
Groupo: Gestão > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os objetivos da cadeira de Estudos Sociais de Finança são: apresentar o universo financeiro (dinheiro, banca, mercados de valores mobiliários, seguros, contabilidade, sistemas de pagamento, supervisão) como objeto de estudo sociológico, identificando as principais correntes teóricas neste campo, dos autores clássicos aos contemporâneos; introduzir os principais conceitos que sustentam uma abordagem sociológica do universo financeiro (incrustação, isomorfismo, performatividade, etc.); familiarizar os estudantes com as diferentes abordagens metodológicas praticadas nos estudos sociais de finança (análise teórica, investigação histórica, investigação qualitativa, etnografia, etc.).
Programa
1. A finança como objeto de estudo sociológico 1.1. Panorâmica dos estudos sociais de finança contemporâneos, tendo a preocupação de definir os contextos e objetos de estudo 2. O dinheiro e a finança nos autores clássicos 2.1. Marx, Weber, Simmel, Mauss, Merton, Braudel, etc. 2.2. Teorias sobre a origem do dinheiro 2.3. Finança e capitalismo 3. As evoluções do mundo financeiro e o seu reflexo no pensamento sociológico 3.1. O movimento de retração financeira pós-1929 e o movimento de expansão e globalização pós-1971 3.2. O mundo financeiro, hoje 3.3. Perspetivas sociológicas contemporâneas sobre a finança: o conceito de incrustação 3.4. Perspetivas sociológicas contemp. sobre a finança: o conceito de performatividade 3.5. Perspetivas sociológicas contemp. sobre a finança: o conceito de governamentalidade 3.6. Perspetivas sociológicas contemp. sobre a finança: o conceito de risco 3.7. Perspetivas sociológicas contemp. sobre a finança: o pensamento crítico e a sua viabilidade
Método de Avaliação
A cadeira engloba aulas de natureza mais expositiva, sobretudo na sua fase inicial, apelando sempre que possível à participação dos alunos. Estas aulas serão gradualmente complementadas com seminários mais interativos assentes na discussão de textos e/ou apresentação de trabalhos. Modelo de avaliação A avaliação contínua ao longo do trimestre compreende a participação ativa nas atividades das aulas (30%); um trabalho individual (45%) e a apresentação oral do mesmo (25%). Para os alunos que não realizem avaliação contínua, a classificação final corresponde a 100% da nota obtida no exame final (de época normal ou de época de recurso).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 54.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Material Markets: How Economic Agents are Constructed: MACKENZIE,D. 2009 MACKENZIE,D.2009.Material Markets: How Economic Agents are Constructed.New York:OxfordUniversity Press.
- How credit institutions look at society: Economics, sociology and the problem of social reflexivity reconsidered.: LOPES,D.& MARQUES,R. 2011 LOPES,D.& MARQUES,R.2011. How credit institutions look at society: Economics, sociology and the problem of social reflexivity reconsidered. European Societies 13(4):509-534.
- The Routledge Companion to Banking Regulation and Reform: ERTURK,I.&GABOR,D. 2017 ERTURK,I.&GABOR,D.(eds.)2017.The Routledge Companion to Banking Regulation and Reform.Oxon:Routledge.
- The Oxford Handbook of the Sociology of Financial: CETINA,K.&PREDA,A. 2012 CETINA,K.&PREDA,A.(eds.)2012.The Oxford Handbook of the Sociology of Financial.Oxford:UniversityPress.
- Money and Credit: A Sociological Approach: CARRUTHERS,B.&ARIOVICH,L. 2010 CARRUTHERS,B.&ARIOVICH,L.2010.Money and Credit: A Sociological Approach.Cambridge:PolityPress.