Currículo

Marketing Sustentável MS-LGES

Contextos

Groupo: Gestão2025 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Optativas

Groupo: Gestão2025 > 1º Ciclo > Optativas Condicionadas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Este curso visa dotar os alunos de conhecimentos teóricos e competências práticas para compreender e aplicar estratégias de Marketing Sustentável no contexto dos ambientes empresariais contemporâneos. Após a conclusão do curso, os alunos deverão ser capazes de: • Compreender o papel do marketing no apoio aos objetivos empresariais e ao desenvolvimento sustentável. • Analisar o contexto (externo e interno) que influencia as estratégias de marketing sustentável. • Desenvolver decisões de marketing integradas focadas em questões ambientais, sociais e económicas. • Projetar e implementar planos de marketing sustentável. • Avaliar criticamente a eficácia das estratégias de marketing sustentável. • Identificar oportunidades de mercado e o comportamento do consumidor em relação à sustentabilidade. • Comunicar eficazmente o valor dos produtos e serviços sustentáveis.

Programa

• Introdução ao Marketing e Sustentabilidade; • Contexto Estratégico de Marketing Sustentável; • Fatores que Influenciam os Consumidores e suas Escolhas de Sustentabilidade; • Consumidores Sustentáveis; • Práticas de Marketing Sustentável; • Sustentabilidade na Prestação de Serviços; • Ciclo de Vida do Produto e Marketing; • Comunicar Iniciativas de Sustentabilidade; • Sustentabilidade e Branding; • Modelos de Negócios Sustentáveis e Circulares; • Canais de Marketing e Cadeias de Valor Sustentáveis; • Preços de Produtos Sustentáveis e Estratégias de Preço; • Gestão de Marketing Sustentável.

Método de Avaliação

As aulas assumem uma abordagem teórica-prática. Utilizam-se metodologias expositivas, interrogativas e participativas-ativas, incentivando uma abordagem de learning by doing. A consolidação da aprendizagem faz-se através da utilização de exemplos, perguntas, leitura e discussão de tópicos diversos. Os alunos desenvolvem um projeto em grupo que tem um relatório escrito e uma apresentação oral. A avaliação é baseada no exame escrito (50%) e na avaliação ao longo do semestre (50%), que inclui o projeto em grupo e participação em aula.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 124.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Marketing and Sustainability: Contradiction or the Path to Profitable Businesses and Sustainable Societies, Wiley.: Albinsson, P. A., Guyader, H., Ottosson, M. & Parment, A. 2024

Secundária

  • Sustainability Marketing. New directions and practices, Emerald Publishing Limited: Sharma, R. R., Kaur, T. & Syan, A. S. 2021
  • Sustainability Marketing: A Global Perspective, 2nd Edition, Wiley.: Belz, F.-M. & Peattie, K 2012

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2 Semestre