Currículo
Igualdade de Género, Diversidade e Inclusão nas Organizações IGDIO
Contextos
Groupo: Gestão de Recursos Humanos > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > Optativa 1
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
• Aquisição de conhecimentos acerca das abordagens da igualdade de género, da diversidade e da inclusão nas organizações. • Desenvolvimento da capacidade analítica e de reflexão crítica em torno das tensões entre as abordagens e as suas complementaridades. • Aquisição de conhecimentos teóricos e analíticos que permitam identificar enviesamentos e barreiras à igualdade de género nas organizações, desenhar e implementar políticas e práticas de GRH e princípios de organização de trabalho que visem a superação das mesmas. • Aquisição de conhecimentos teóricos e analíticos que permitam relacionar as políticas e práticas de igualdade de género com as políticas e práticas facilitadoras da conciliação trabalho- família e da qualidade de vida no trabalho. • Conhecer os principais instrumentos de apoio ao desenho de modelos organizacionais e de políticas de GRH alinhadas com a promoção da igualdade de género, com o desenho e a implementação de políticas, práticas e processos de gestão não discriminatórios, e com a valorização da diversidade e da inclusão, à luz de uma abordagem de responsabilidade social organizacional centrada no primado dos direitos humanos.
Programa
1. Igualdade de género, diversidade e inclusão: abordagens e conceitos 1.1.Abordagens, pressupostos e implicações práticas 1.2.Igualdade de género, diversidade e inclusão: tensões e complementaridades 1.3.Igualdade de Género (IG) e direitos humanos (DH): pilares da responsabilidade social das organizações (RSO) e do desenvolvimento sustentável Um aula 2. Género e organizações 2.1.As organizações enquanto regimes de género: abordagens teóricas 2.2.Estereótipos de género e enviesamentos inconscientes: análise crítica e desconstrução 2.3.Discriminação e o desafio dos algoritmos: o caso do recrutamento e seleção 2.4.Segregação horizontal, segregação vertical e gender pay gap Três aulas 3. Igualdade de Género (IG), Conciliação Trabalho-Família (CTF) e qualidade de vida no trabalho (QVT) 3.1.O papel das políticas públicas e a diversidade de modelos no contexto europeu 3.2.Conciliação trabalho família: da perspetiva do conflito ao modelo teórico assente no enriquecimento 3.3.Flexibilidade(s) de trabalho e implicações para a IG, a CTF e a QVT 3.4.Dignidade, integridade física e psicológica: prevenção de práticas de assédio Três aulas 4. Diversidade e inclusão nas organizações 4.1.Desigualdades interseccionais e discriminações múltiplas 4.2.As categorias da diversidade e os desafios da diferença 4.3.Da gestão da diversidade à inclusão na gestão Duas aulas 5. Construção de uma agenda integrada de políticas e práticas de GRH 5.1.Alinhamento entre três níveis de gestão: normativo, estratégico e operacional 5.2.Medidas de ação positiva e gender mainstreaming 5.3.Boas práticas de diversidade e inclusão 5.4.Boas práticas de promoção da CTF, numa perspetiva de IG 5.5.Auditorias de género, com uma perspetiva de interseccionalidade, e planos para a igualdade Três aulas
Método de Avaliação
De acordo com o Regime Geral de Avaliação de Conhecimentos (RGAC) em vigor no ISEG, estão previstos dois momentos de avaliação: a Época Normal (EN) e a Época de Recurso (ER). Época Normal (EN) Caso a opção seja pela primeira modalidade de avaliação (EN), devem assegurar: • A participação em grupo em workshops (contexto de aula) – 30%. • A realização de uma prova escrita individual – 70%. Data agendada pelos erviços académicos Época de Recurso (ER) • Sempre que a opção recaia sobre a Época de Recurso (ER), a avaliação incidirá sobre uma prova escrita, sem consulta (100%). Data agendada pelos erviços académicos.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 136.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- “Combating gender bias in modern workplaces”. In Risman, B. J., Froyum, C., & Scarborough, W. (Eds.), Handbook of the Sociology of Gender (pp. 509-521). Cham: Springer International Publishing.: Wynn, A. T., & Correll, S. J. 2018
- “What is intersectional equality? A definition and goal of equality for organizations”, Gender Work and Organization. DOI: 10.1111/gwao.12760: Woods, D., Benschop, Y. & van den Brink, M. 2021
- “Institutional interactions in gender pay equity: a call for inclusive, equal and transparent labour markets”, University of Oxford Human Rights Hub Journal, 1, 115-142.: Rubery, J. & Koukiadaki, A. 2018
- “Discourses of diversity, equality and inclusion: Trenchant formulations or transient fashions”, British Journal of Management, 25(1), 23–39.: Oswick, C., & Noon, M. 2014
- Diversity in Organizations: Concepts and Practices, Macmillan International.: Mensi-Klarbach, H. & Risberg, A. (ed) 2019
- “Work-life flexibility policies: moving from traditional views toward work-life intersectionality considerations”, Research in Personnel and Human Resources Management, 41, 199–243. ISSN: 0742-7301/doi:10.1108/S0742-730120230000041008: Kossek, E. E., Lautsch, B. A., Perrigino, M. B.,Greenhaus, J. H. & Merriweather, T. J. 2023
- “Algorithmic inclusion: shaping the predictive algorithm of artificial intelligence in hiring”, Human Resource Management Journal, 1-14.: Kelan, E. 2023
- “’Bias in, Bias out’: gender equality and the future of work debate”, Labour & Industry: A Journal of the Social and Economic Relations of Work, 29:2, 213-227, DOI:: Howcroft, D. & Rubery, J. 2019
- Career and Family: Women’s Century-Long Journey toward Equity. Princeton University Press.: Goldin, C. 2021
- “The quality of work in a changing labour market”, Social Policy Administration, 51(2), 226-243.: Gallie, D. 2017
- “Flexible working, work-life balance, and gender equality: introduction”. Social Indicators Research, 151, 365-381.: Chung, H., & van der Lippe, T. 2020
- Gender and Organizational Change: Handbook, International Training Centre/International Labour Organization.: Casaca, S. F. & Lortie, J. 2017