Currículo
Formação e Desenvolvimento FD
Contextos
Groupo: 2ª Edição > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Compreender os princípios da formação e desenvolvimento dos colaboradores através dos conceitos e teorias relacionados com o tema. - Identificar as necessidades de formação dos RH na organização para melhorar o desempenho individual e conhecer as técnicas de formação que podem ser utilizadas nas organizações. - Formular uma estratégia de formação, conceção e avaliação da formação. - Compreender e definir percursos de desenvolvimento de RH nas organizações, planeamento de carreiras e grupos de elevado potencial. - Reconhecer a contribuição da formação e desenvolvimento de RH no contexto da gestão. - Aplicar a aprendizagem ao mundo real, incentivando os alunos a aplicarem os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas em exercícios práticos, considerando a forma como estes conceitos se aplicam a contextos organizacionais reais.
Programa
O contributo da formação e desenvolvimento de RH para a estratégia da organização A formação de Recursos Humanos - Saber ler a estratégia organizacional e a sua implicação em termos de capacidades organizacionais; - Identificar necessidades da formação; - Assegurar a transferência da formação para o trabalho; - Métodos de formação; - Avaliar a formação; O desenvolvimento de Recursos Humanos - As diferentes abordagens ao desenvolvimento de RH; - O planeamento de carreiras; O futuro da formação e desenvolvimento
Método de Avaliação
- Método expositivo e reflexivo sobre a teoria da unidade curricular durante todo o curso, com o objetivo de capacitar os alunos sobre os conceitos, teorias e conteúdo dos temas apresentados. - Atividades práticas interativas e participativas com trabalhos práticos durante toda a unidade curricular, onde serão mescladas com a parte teórica apresentada. O objetivo é que os alunos compreendam como a teoria e a prática integram-se na formação e desenvolvimento. - Discussão e análise crítica de artigos científicos relacionados com a problemática da unidade curricular, possibilitando aos alunos a leitura, entendimento e discussão de artigos que os auxiliarão a formar a base teórica do trabalho em grupo. Avaliação contínua com duas componentes: Trabalho de grupo, com apresentação em sala de aula e entrega de documento final - 60% Exame final sem consulta - 40% (mínimo de 7 valores) Caso o aluno não realize a Avaliação Contínua, pode realizar o exame a valer 100% da nota.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 134.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Employee Training & Development: Noe, R.A. 2017 7th edition: New York: McGraw-Hill Education
Secundária
- Effective training: Systems, strategies, and practices: Blanchard, P.N. & Thacker, J.W. 2013 5th edition. Essex: Pearson Education Limited