Currículo

Gestão do Conhecimento GESTC

Contextos

Groupo: 2ª Edição > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Identificar o conhecimento e a gestão do conhecimento nas organizações. Identificar e caracterizar os modelos de gestão do conhecimento. Identificar e caracterizar os pilares da gestão do conhecimento. Identificar e caracterizar as fases do processo de gestão do conhecimento.

Programa

O conhecimento. O conhecimento tácito e explícito. A gestão do conhecimento. Os modelos de gestão do conhecimento. Os pilares da gestão do conhecimento. As fases da gestão do conhecimento. A acumulação e a ocultação de conhecimento. A proteção do conhecimento.

Método de Avaliação

O método de ensino utilizado pretende alcançar os melhores níveis de motivação e interesse dos alunos nas sessões ao longo do semestre e a superior eficácia de aprendizagem. A raiz europeia do método expositivo impera nas primeiras aulas, servindo para apresentar os conceitos fundamentais de gestão do conhecimento e gerar o debate e a ilustração com exemplos. Os tópicos do programa são apresentados pela docente. Com este método procura-se dar a conhecer aos alunos os autores e as teorias mais relevantes da gestão do conhecimento, expondo-lhes um corpo teórico desenvolvido na academia. Ao longo do semestre serão realizados e apresentados me sala 4 exercícios para praticar os conceitos debatidos na UC. Trabalhos de grupo (80%) Mini teste individual final sem consulta (20%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 134.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Absorptive capacity: Zahra & George 2002 Academy of Management Review, 27(2), 185-203.
  • Teorias utilizadas: Xavier et al. 2012 Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 10(12), 1-17.
  • Network level K sharing: Vuori et al. 2019 Knowledge Management Research & Practice, 17(3), 253-263
  • A multi-stakeholder: Thomas et al. 2023 Journal of the Association for Information Science and Technology, 74(12), 1384-1400
  • K Hiding and K Hoarding: Oliveira et al. 2021 Knowledge and Process Management, 28(3), 277-294
  • Reconciling digital transformation: Ilvonen et al. 2018 Knowledge Management Research & Practice, 16(2), 235-244
  • Mapping KM: Curado et al. 2011 African Journal of Business Management, 5(22), 9137-9153
  • Parallels in K cycles: Curado & Bontis 2011 Computers in Human Behavior, 27(4), 1438–1444
  • Strategies to mitigate K: Butt & Ahmad 2021 Management Decision, 59(6), 1291-1311
  • KM maturity: Bougoulia & Glykas 2023 Knowledge and Process Management, 30(4), 355-386
  • KM: Alexandru et al. 2020 Kybernetes, 49(1), 73-87

Secundária

Disciplinas de Execução

2008/2009 - 2 Semestre

2009/2010 - 2 Semestre