Currículo

Gestão de Equipas GEQ

Contextos

Groupo: 1ª Edição > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: 1ª Edição > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > Optativa 1

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina procura dar a conhecer conceitos, paradigmas e modelos com vista ao aprofundamento do funcionamento das equipas nas organizações. Por um lado, tem um objetivo pragmático procurando contribuir para a melhoria do desempenho das equipas em contexto laboral. No entanto, afirma-se como tendo um posicionamento académico, isto é, não deverá apenas apresentar uma compilação de soluções práticas para a gestão dos grupos. A disciplina propõe uma aproximação holística do grupo através da combinação de teorias da Psicologia, da Sociologia e das práticas atuais de Gestão. Os principais tópicos desenvolvidos incluem a estruturação de papéis dentro das equipas, a inteligência emocional dos membros, a influência e o poder, a liderança e a tomada de decisão; também são abordados temas como a atitude positiva, o coaching e as emoções nas equipas. Nesta disciplina, a interação entre docente e mestrandos é fundamental dada a grande enfâse na aprendizagem em sala e nos exercícios desenvolvidos em grupo.

Programa

1. Breve introdução 2. Dinâmicas de grupo, processos de equipas 3. Contextos de equipas: digitalização, pandemia, crise económica e geracional, culturas e novos campos sociais 4. Abordagens e perspetivas no estudo dos grupos 5. Liderança, inteligência emocional, equipas positivas 6. Comunicação não violenta 7. Coaching de equipas 8. Design thinking para equipas, ferramentas colaborativas e interativas

Método de Avaliação

A avaliação de conhecimentos constitui um processo contínuo que ocorre ao longo de todo o semestre. A classificação final baseia-se em 3 elementos: - a apresentação de um texto (40%): a apresentação de um texto proposto no programa, com entrega de um guião powerpoint na aula (versão impressa entregue à docente) assim como da versão digital. Este exercício visa explorar competências de síntese, capacidades de comentário a textos teóricos e empíricos, assim como fomentar novas formas de apresentação e discussão em equipa. Valorizam-se as soluções dinâmicas de discussão e dinâmica na sala de aula, assim como a capacidade de problematização dos textos propostos. - o projeto (60%): cada grupo vai analisar de forma ativa um problema organizacional que envolva equipas. Os grupos terão no máximo 5 elementos. O relatório escrito terá no máximo 15 páginas incluindo o índice e as referências bibliográficas. A entrega será feita no último dia de aulas com a apresentação do mesmo. Para poder obter classificação final na disciplina é necessário a apresentação do texto na data estipulada, a presença nas aulas e a entrega do projeto (em grupo) cuja nota mínima é de 10 valores. A nota final pode ver refletida a participação e contribuição do/a aluno/a durante o semestre em sala.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 134.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Comportamento organizacional e gestão de empresas: Marques, C.A. & Cunha, M.P. 2000 Lisboa, Publicações D.Quixote.
  • Reinventing organizations. A guide to creating organizations inspired by the mext stage of human consciousness.: Laloux, F. 2014 Nelson Parker.
  • Liderar no novo normal: Cunha, P.M., Rego, A. 2021 Edições Sílabo

Secundária

  • Organizações positivas: Cunha, M. Pina, Rego, A., & Cunha, R. Campos 2006 Lisboa, Dom Quixote.
  • Group and team coaching.: Thornton, C. 2010 Routledge.
  • Emotional dynamics and strategizing processes:a study of strategic conversations in top team meetings,: Liu, F. & Maitlis, S. 2012 Journal of Management Studies,51, 2: 202-234.
  • The Belfast Workshop: An application of Group Techniques to a Destructive Conflict,: Doob, L. & Foltz, W. 1973 Journal of Conflict Resolution, 17, 489-510.
  • The Essentials of Theory U: Core Principles and Applications: Scharmer, O. 2018 Berrett-Koehler Publishers.
  • Improvisation during a crisis: hidden innovation in healthcare systems.: Wiedner, R., Croft, C., McGivern, G. 2020 BMJ Leader

Disciplinas de Execução

2007/2008 - 1 Semestre

2008/2009 - 1 Semestre