Currículo
Gestão do Conhecimento GESTC
Contextos
Groupo: 3ª Edição > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Identificar o conhecimento e a gestão do conhecimento nas organizações Identificar os pilares, os antecedentes e os resultados da gestão do conhecimento Identificar e caracterizar as fases do processo de gestão do conhecimento Identificar e caracterizar as estratégias de gestão do conhecimento Identificar e caracterizar a gestão do conhecimento e a sustentabilidade
Programa
O Conhecimento: Conhecimento tácito e explícito Conhecimento individual e colectivo A Gestão do Conhecimento: Os pilares Os antecedentes Os resultados O processo de gestão do conhecimento: As fases do processo de gestão de conhecimento As estratégias de gestão do conhecimento: Exploration e Exploitation A gestão do conhecimento e a sustentabilidade
Método de Avaliação
O método de ensino utilizado pretende alcançar os melhores níveis de motivação e interesse dos alunos nas sessões ao longo do semestre e a superior eficácia de aprendizagem. A raiz europeia do método expositivo impera nas primeiras aulas, servindo para apresentar os conceitos fundamentais de gestão do conhecimento e gerar o debate e a ilustração com exemplos. Cada tópico do programa é apresentado pela docente ou pelos grupos de trabalho dos alunos seguido de discussão e debate. Com este método procura-se dar a conhecer aos alunos os autores e as teorias mais relevantes da gestão do conhecimento, expondo-lhes um corpo teórico desenvolvido na academia. Em cada sessão um pequeno exercício é utilizado para praticar os conceitos debatidos na sessão. Ao longo do semestre os alunos vão construindo um guião de entrevista para colocarem a um gestor do conhecimento. Trabalho em grupo (60%) Prova escrita individual final sem consulta (40%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 134.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- The knowledge based-view of the firm and its theoretical precursor: Curado, Bontis 2006 International Journal of Learning and Intellectual Capital, 3 (4), 367-381
- Parallels in knowledge cycles: Curado, Bontis 2011 CHB, 27 (4), 1438-1444.
- The Contribution of Knowledge Management to Human Resource Development: A Systematic and Integrative Literature Review: Ferreira, Curado, Oliveira 2021 JKE
- Knowledge Hiding and Knowledge Hoarding: A Systematic Literature Review: Oliveira, Curado, Garcia 2021 KPM, 28(3), 277-294
- Knowledge management practice in general education schools as a tool for sustainable development: Raudeliūnienė, Tvaronavičienė, Blažytė 2020 Sustainability, 12(10), 4034.
- Global ranking of knowledge management and intellectual capital academic journals: a 2021 update: Serenko, Bontis 2021 JKM
- Teorias utilizadas nas investigações sobre gestão do conhecimento: Xavier, Oliveira, Teixeira 2012 RISTI, 10 (12), 1-17.
Secundária
- BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: Os artigos apresentados nas sessões das duas turmas durante o semestre - Várias