Currículo

Metodologia de Investigação MINV-GRH

Contextos

Groupo: Gestão de Recursos Humanos > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Gestão de Recursos Humanos > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

A Unidade Curricular tem como objetivos principais: • Introduzir os/as alunos/as às etapas fundamentais de um projeto de investigação; • Introduzir os/as alunos/as às principais abordagens metodológicas na investigação em GRH e o tipo de métodos que têm à sua disposição; • Equipar os/as alunos/as com as competências necessárias para realizarem o TFM com sucesso.

Programa

1. Introdução 2. Escolha do Tópico do TFM 3. Revisão de Literatura: Por onde começar? 4. Revisão de Literatura: Uma abordagem sistemática 5. Da Questão de Partida à Proposta de Investigação 6. Desenho de Estudos Qualitativos 7. Desenho de Estudos Quantitativos 8. Recolha de Dados de Natureza Qualitativa • A Entrevista Semidiretiva • A Observação Etnográfica e as Metodologias Participativas 9. Recolha de Dados de Natureza Quantitativa • Construção de um Questionário • Técnicas de Amostragem 10. Planear a Recolha e Análise de Dados

Método de Avaliação

O modelo de avaliação foi desenhado de modo a os/as alunos/as poderem demonstrar a aquisição das competências necessárias conclusão com sucesso de um TFM, e envolve: i. A entrega de (pelo menos) 6 Tarefas, sendo que cada tarefa representa 0.5 valores, sendo que a soma das tarefas realizadas representa o máximo de 3 valores de uma escala de 0 a 20; ii. A entrega de uma ‘Proposta de Investigação, que representa o máximo de 7 valores de uma escala de 0 a 20; iii. A entrega de um ‘Trabalho Final’, que representa o máximo de 10 valores de uma escala de 0 a 20.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 94.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The Practice of Social Research: Babbie, E. 2016 Babbie, E. (2016) The Practice of Social Research. Boston: Cengage Learning.
  • Qualitative Business and Management Research Methods: History and Traditions: Cassel, C., Cunliffe, A. & Grandy, G. 2018 Cassel, C., Cunliffe, A., Grandy, G. (2018) Qualitative Business and Management Research Methods: History and Traditions. London: Sage.
  • Qualitative Inquiry & Research Design: Choosing among Five Approaches: Creswell, J. W. 2013 Creswell, J. W. (2013) Qualitative Inquiry & Research Design: Choosing among Five Approaches. London: Sage
  • Social Research: Sarakantos, S. 2012 Sarantakos, S. (2012) Social Research, London: Red Globe Press.
  • Research Methodology: A Step-by-Step Guide for Beginners: Kumar, R. 2012 Kumar, R. (2012) Research Methodology: A Step-by-Step Guide for Beginners. London: Sage.
  • Qualitative Research Methods: Hennink, M., Hutter, I. and Bailey, A. 2020 Hennink, M., Hutter, I. and Bailey, A. (2020) Qualitative Research Methods. London: SAGE

Secundária

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre

2010/2011 - 2 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre