Currículo

Gestão do Conhecimento GESTC

Contextos

Groupo: Gestão de Recursos Humanos > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Identificar o conhecimento e a gestão do conhecimento nas organizações Identificar os pilares, os antecedentes e os resultados da gestão do conhecimento Identificar e caracterizar as fases do processo de gestão do conhecimento Identificar e caracterizar as estratégias de gestão do conhecimento Identificar e caracterizar a gestão do conhecimento e a sustentabilidade

Programa

O Conhecimento: Conhecimento tácito e explícito Conhecimento individual e colectivo A Gestão do Conhecimento: Os pilares Os antecedentes Os resultados O processo de gestão do conhecimento: As fases do processo de gestão de conhecimento As estratégias de gestão do conhecimento: Exploration e Exploitation A gestão do conhecimento e a sustentabilidade

Método de Avaliação

O método de ensino utilizado pretende alcançar os melhores níveis de motivação e interesse dos alunos nas sessões ao longo do semestre e a superior eficácia de aprendizagem. A raiz europeia do método expositivo impera nas primeiras aulas, servindo para apresentar os conceitos fundamentais de gestão do conhecimento e gerar o debate e a ilustração com exemplos. Cada tópico do programa é apresentado pela docente ou pelos grupos de trabalho dos alunos seguido de discussão e debate. Com este método procura-se dar a conhecer aos alunos os autores e as teorias mais relevantes da gestão do conhecimento, expondo-lhes um corpo teórico desenvolvido na academia. Em cada sessão um pequeno exercício é utilizado para praticar os conceitos debatidos na sessão. Ao longo do semestre os alunos vão construindo um guião de entrevista para colocarem a um gestor do conhecimento. Trabalho em grupo (60%) Prova escrita individual final sem consulta (40%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 134.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • The knowledge based-view of the firm and its theoretical precursor: Curado, Bontis 2006 International Journal of Learning and Intellectual Capital, 3 (4), 367-381
  • Parallels in knowledge cycles: Curado, Bontis 2011 CHB, 27 (4), 1438-1444.
  • The Contribution of Knowledge Management to Human Resource Development: A Systematic and Integrative Literature Review: Ferreira, Curado, Oliveira 2021 JKE
  • Knowledge Hiding and Knowledge Hoarding: A Systematic Literature Review: Oliveira, Curado, Garcia 2021 KPM, 28(3), 277-294
  • Knowledge management practice in general education schools as a tool for sustainable development: Raudeliūnienė, Tvaronavičienė, Blažytė 2020 Sustainability, 12(10), 4034.
  • Global ranking of knowledge management and intellectual capital academic journals: a 2021 update: Serenko, Bontis 2021 JKM
  • Teorias utilizadas nas investigações sobre gestão do conhecimento: Xavier, Oliveira, Teixeira 2012 RISTI, 10 (12), 1-17.

Secundária

  • BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: Os artigos apresentados nas sessões das duas turmas durante o semestre - Várias

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre