Currículo

Técnicas em G.R.H. TGRH

Contextos

Groupo: Gestão de Recursos Humanos > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Desenvolver Competências de: a. Análise de instrumentos e técnicas nas múltiplas atividades da GRH; b. Recolha, tratamento e interpretação de informação relevante para a GRH; c. Resolução de problemas e tomada de decisões em matérias da GRH. 2. Fomentar uma mentalidade orientada para a promoção de uma Gestão de Recursos Humanos responsável e sustentável, assente em princípios éticos, sociais e ambientais que contribuam para a criação de valor organizacional e societal, nomeadamente: a. Promover e cuidar o bem-estar dos colaboradores (ODS 3); b. Promover a igualdade de género no local de trabalho (ODS 5); c. Contribuir para criar condições para um trabalho digno (ODS 8).

Programa

Gerir pessoas de forma justa, ética e sustentável: • People Analytics; • Diversidade e igualdade de oportunidades; • Ética e responsabilidade social. Atrair e acolher talento: • Recrutamento e seleção; • Onboarding. Estratégias para uma retenção sustentável: • O papel do Bem-estar na Retenção • Gerir carreiras Sustentáveis; • Gerir eficazmente o desempenho; • Equidade e transparência nas remunerações

Método de Avaliação

Avaliação Contínua: Trabalho de Grupo (60%) + Exame (40%) ou Avaliação só por Exame (100%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 134.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Promise versus reality: a systematic review of the ongoing debates in people analytics: McCartney, S. & Fu, Na 2022 ver programa
  • Well-being and performance at work: Aubouin-Bonnaventure, J. & Chevalier, S. 2023 ver programa
  • If I Knew Then What I Know Now: How Realistic Previews of Onboarding Influence Self-Selection and Expectations: Capitano, J.,Thomas, B.J., & Meglich, P. 2024 ver programa
  • The impact of diversity statements on age diversity: Saint Priest, O. & Krings, F. 2024 ver programa
  • Ethics‑Oriented HRM Systems, Moral Attentiveness, and Deviant Workplace Behavior: Shahzad, K., Hong, Y., Muller, A., DeSisto, M.,& Rizvi, F. 2024 ver programa
  • Gender Discrimination and Retaliation at Pinterest: Jha, S.K. & Jha, S. 2023 ver programa
  • An exploration of career sustainability: Richardson, J. & McKenna, S. 2020 ver programa
  • Does AI Debias Recruitment?: Drage, E. & Mackereth, K. 2022 ver programa

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1 Semestre

2021/2022 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2010/2011 - 1 Semestre

2011/2012 - 1 Semestre

2012/2013 - 1 Semestre

2013/2014 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre