Currículo

Análise de Dados em GRH AD-GRH

Contextos

Groupo: Gestão de Recursos Humanos > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > Optativa 2

ECTS

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Espera-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências: - Domínio de conceitos fundamentais de análise de dados quantitativos; - Capacidade de definir e implementar tarefas de recolha, análise e visualização de dados. - Capacidade de identificar as ferramentas de análise e visualização de dados mais adequadas à análise de questões relevantes em GRH.

Programa

1. ‘Show Me The Numbers!’ A análise de dados como tarefa central na GRH. 2. ‘Tenho uma Base de Dados. E Agora?’ Importação e transformação de bases de dados em SPSS. Criação e recodificação de variáveis. 3. ‘As Mulheres Recebem o Mesmo que os Homens?’ Análise e visualização de estatísticas descritivas (percentagens, médias, etc.). 4. ‘Os Trabalhadores Mais Jovens São Mais Produtivos?’ Análise e visualização da relação entre variáveis. 5. ‘As Diferenças Entre Departamentos São Realmente Significativas?’ Formulação e teste de hipóteses. 6. ‘O Que Explica as Diferenças de Salários na Organização?’ Estimação e validação de modelos de regressão linear. 7. ‘O Que Explica as A Insatisfação Com as Condições de Trabalho?’ Estimação e validação de modelos de regressão logística. 8. ‘A Nossa Política de GRH está a ter os Resultados Esperados?’ Da regressão linear à path Analysis Escalas de Atitudes e Índices Compósitos com a Análise Factorial Modelos de Equações Estruturais

Método de Avaliação

A UC foi estruturada em linha com a metodologia ‘Problem-Based Learning ‘ que tem como objetivo maximizar os resultados do processo de aprendizagem através do envolvimento ativo das/dos alunas/os no processo pedagógico. As aulas têm uma forte componente prática, envolvendo a realização de exercícios utilizando um pacote de análise estatística (SPSS). Os alunos recebem materiais (PPTs, bases de dados, bibliografia) que lhe permitem reforçar as competências adquiridas em aula de forma autónoma. O processo de avaliação está estruturado de modo a que os/as alunas demonstrem das competências adquiridas durante o semestre. Assim, o Exame exigirá a realização de exercícios práticos em SPSS e AMOS para responder às perguntas da prova escrita.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 94.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Understanding Social Statistics: Fielding, J. and Gilbert, N. 2006 Sage Publications
  • Statistical Methods for the Social Sciences: Agresti, A. and Finlay, B. 2014 Prentice Hall
  • Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics: Field, A. 2018 Sage Publications
  • IBM SPSS Statistics 25 Step By Step: A Simple Guide and Reference: George, D. & Mallery, P. 2019 Routledge
  • Análise de Equações Estruturais: Marôco, J. 2010 Report Number, LDA
  • Applied Statistics and Multivariate Data Analysis for Business and Economics. A Modern Approach Using SPSS, Stata, and Excel: Cleff, T 2019 Cham: Springer
  • How to Use SPSS. A Step- By- Step Guide to Analysis and Interpretation,: Cronk, B. 2020 Routledge
  • Beginning Statistics: An Introduction for Social Scientists: Diamond, I. & Jefferies, J. 2001 Sage Publications
  • Quantitative Methods for Business: Waters, D. 2011 Prentice Hall

Secundária

  • Human Resource Research Methods: Bhattacharyya, D. 2007 Oxford University Press
  • Social Research, Basingstoke: Sarantakos, S. 1998 Palgrave

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 1 Semestre

2022/2023 - 1 Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2020/2021 - 1 Semestre

2024/2025 - 1 Semestre

2023/2024 - 1 Semestre