Currículo
Competitive Intelligence CINT
Contextos
Groupo: Gestão de Sistemas de Informação > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: Gestão de Sistemas de Informação > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: Gestão de Sistemas de Informação > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas
Groupo: Gestão de Sistemas de Informação > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Compreender o papel da informação no suporte à tomada de decisão nas organizações; Apreender ferramentas e técnicas utilizadas em Competitive Intelligence; Desenvolver a capacidade de identificar fatores (incluindo de natureza ética e legal) a considerar por uma organização quando decide implementar um Sistema de Competitive Intelligence.
Programa
- Fundamentos de Competitive Intelligence; - O Ciclo de Competitive Intelligence; - Aspetos de natureza ética e legal em Competitive Intelligence; - O Sistema de Competitive Intelligence.
Método de Avaliação
A classificação final tem em consideração os itens e ponderações seguintes: Época Normal - Exame Escrito: 50%; - Avaliação Contínua: 50%; Época de Recurso, Especial ou Melhoria - Exame Escrito: 100%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 134.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Competitive Intelligence: Conceitos, práticas e benefícios: Taborda, J. P., & Ferreira, M. D. 2002 Pergaminho
- A Survey on Competitive Intelligence Practices for Strategic Decision: João, G.C.S. 2017 PhD Thesis, ISEG-UL
- Scenarios: the art of strategic conversation: Van der Heijden, K. 2011 John Wiley & Sons
- The new competitor intelligence: the complete resource for finding, analyzing, and using information about your competitors: Fuld, L. M. 2011 J. Wiley
- Business and competitive analysis: effective application of new and classic methods: Fleisher, C. S., & Bensoussan, B. E. 2015 Pearson Education
- Crafting & Executing Strategy: The Quest for Competitive Advantage: Concepts and Cases: Thompson, A. A., Strickland, A. J., & Gamble, J. E. 2018 McGraw-Hill