Currículo
Inovação em Deporto ID-MGD
Contextos
Groupo: Gestão do Desporto > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os principais objetivos de aprendizagem são os seguintes: (i) Fornecer uma visão ampla sobre a natureza, as fontes, as oportunidades e o impacto da inovação e compreender os principais conceitos, modelos e práticas associadas à gestão da inovação; (ii) Estudar a organização de projetos de desenvolvimento de novos produtos, serviços e/ou processos, incluindo a integração da inovação de produto e processos (iii) Conhecer e praticar diferentes ferramentas associadas ao Design Thinking e à inovação conduzida por design; (iv) Conhecer e praticar ferramentas de design thinking aplicadas à inovação no modelo de negócio; (v) Compreender as transformações socioeconómicas atuais e o papel da inovação social (vi) Conhecer as particularidades associadas à Inovação responsável e à inovação que contribui para sustentabilidade, incluindo problemas éticos associados à gestão da tecnologia e da inovação
Programa
O programa da disciplina inclui 8 eixos, como se indica abaixo: 1. Conceitos, modelos e práticas associadas à gestão da inovação; 2. Ciclos de tecnologia e de inovação: estratégia e padrões de mudança; 3. Desenvolvimento de produtos e processos – segundo o modelo linear NPD; 4. Inovação conduzida por design thinking; 5. Inovação no modelo de negócio; 6. Inovação Social; 7. Inovação responsável e sustentabilidade: principais questões éticas;
Método de Avaliação
As aulas são de natureza teórica-prática, mas com uma forte componente de sessões de trabalho com base em práticas libertadoras e participativas em sala de aula. Muitas das sessões são organizadas e formato workshop recorrendo a processos fishbowl, world-café, perguntas generativas etc. Para ilustrar e debater os conceitos e práticas serão usados casos de estudo, disponibilizados por pequenos vídeos em sala de aula. Os alunos deverão em cada sessão estar preparados para dar resposta e debater questões concretas suscitadas pelos casos estudados. Não existindo um livro único que possam cobrir todas as matérias do curso, são identificados diferentes livros e/ou artigos associados ás diferentes sessões do curso. A aprendizagem e o trabalho de grupo são estimulados através do trabalho prático em sala. Em diferentes grupos os alunos farão também um trabalho final sobre um qualquer dos 7 tópicos da disciplina com base em pesquisa e informação secundária, se possível complementada por visita e entrevista a organizações relevantes. Exame escrito: 50% Projeto de Grupo: 30% Participação nas aulas : 20%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Presence: Exploring Profound Change in People, Organizations and Society. London: Nicholas Brealey Publishing.: Senge, Peter M.; Jaworski, Joseph; Scharmer, C. Otto; Flowers, Betty Sue ( 2005
- Theory U: Leading from the Future as it Emerges. The Society for Organizational Learning, Cambridge, USA.: Scharmer, C. Otto 2007
- Developing a framework for responsible innovation, Research Policy, Volume 42, Issue 9, Pages 1568-1580,: Jack Stilgoe, Richard Owen, Phil Macnaghten, 2013
- The triple layered business model canvas: A tool to design more sustainable business models. Journal of Cleaner Production. 135 · June 2016: Joyce, A. and Paquin R. 2016
- Responsible Innovation: Managing the Responsible Emergence of Science and Innovation in Society. Willey: Richard Owen, John R. Bessant, Maggy Heintz 2013
- Innovation to the Core: A Blueprint for Transforming the Way Your Company Innovates, Harvard Business School Press (March 18, 2008): Skarzynski P., Gibson R. 2008
- Managing Global Innovation: Uncovering the Secrets of Future Competitiveness, Springer; 3rd edition (April 16, 2008): Boutellier, R., Gassmann, O., von Zedtwitz, M., 2008
- The Startup Owner's Manual: The Step-By-Step Guide for Building a Great Company, K&S Ranch: Blank, S. 2012
- Managing Innovation – Integrating technological, market and organizational change, 4ª ed., John Wiley & Sons, Chichester: Tidd, Joe e John Bessant 2009
- Strategic Management of Technology and Innovation, 5ª edição, McGraw-Hill, Nova Iorque.: Burgelman, Robert A., Clayton M. Christensen e Steven C. Wheelwright 2009