Currículo
Marketing do Desporto MD-MGD
Contextos
Groupo: Gestão do Desporto > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
• Analisar o papel do marketing no contexto da empresa e da sociedade. • Proporcionar uma visão sobre a gestão de marketing no contexto organizacional e o enquadramento nos ambientes em que essas entidades se inserem e dos quais fazem parte, nomeadamente no setor do Desporto. • Desenvolver capacidades para examinar como a empresa organiza, implementa e controla o esforço de marketing. • Proporcionar um conhecimento aprofundado da gestão de cada elemento do marketing-mix – produto, preço, comunicação e distribuição. • Desenvolver um Plano de Marketing tendo por objeto de estudo uma empresa/organização que esteja inserida no setor do Desporto. • Demonstrar competência na abordagem de uma variedade de problemas de marketing desportivo a partir de uma abordagem estruturada e disciplinada.
Programa
• Importância e Âmbito do Marketing no Setor do Desporto • Informação de Marketing: Análise Externa e Análise Interna • Plano de Marketing e Gestão do Marketing-Mix • Política de Produto / Serviços /Marca • Política de Preço • Política de Distribuição • Política de Comunicação • Marketing Operacional em Ação – Plano de Marketing
Método de Avaliação
Aulas teórico-práticas com conceitos aliados a exemplos práticos, com discussão de Case Studies/ Artigos Científicos. Realização de trabalho de projeto consistente no desenvolvimento de um Plano de Marketing Exame escrito: 50% Projeto de Grupo (Plano de Marketing): 40% Análise de artigo científico: 10%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Essential Guide to Marketing Planning (4th ed). Harlow, United Kingdom: Pearson Education.: Wood, M. 2017
- Sports Marketing: A Strategic Perspective, 5th ed., New York, USA: Routledge.: Shank, M. D. & Lyberger, M.R. 2015
- Principles of Marketing, 17th ed. Essex, England: Prentice-Hall.: Kotler, P. & Armstrong, G. 2021