Currículo
Marketing de Serviços MS
Contextos
Groupo: Management > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Optativas > Major Streams "Marketing"
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Este curso foi desenhado para dotar os alunos com conhecimentos sobre as especificidades do sector de serviços, bem como avaliar as estratégias de marketing apropriadas para a criação de vantagens competitivas sustentadas. Pretende, igualmente, estimular a colaboração entre alunos com experiências e formações heterogéneas de 1º ciclo. A avaliação crítica que os alunos realizam da leitura dos artigos contribui para aumentar as suas competências nas seguintes temáticas: • Particularidades dos Serviços • Implicações das características dos serviços nas estratégias de marketing • Conceito de marketing, mercado, segmentação, escolhas de mercados alvo, e posicionamento • O papel dos recursos humanos na criação de vantagens competitivas de serviços
Programa
- Introdução ao marketing de serviços - Papel do consumidor em serviços - Posicionar serviços em mercados competitivos - Criação e desenvolvimento de serviços - Distribuição de serviços - Formação de preços de serviços - Comunicação de serviços - Desenho e gestão de processos - Gestão de ambientes físicos - Gestão de pessoas em serviços - Gestão de procura e da oferta - Gestão de relacionamentos com clientes - Gestão de reclamações - Qualidade e produtividade de serviços
Método de Avaliação
A avaliação da UC é constituída por: - Apresentação, análise e discussão de um caso prático, envolvendo a realização de entrevistas a uma organização proposta pelos alunos e aprovada pelo docente; - Apresentação, análise, discussão e entrega de um relatório de trabalho de grupo, envolvendo a análise e discussão de um artigo científico; - Prova final individual. O regime de classificação é quantitativo, numa escala de 0 a 20 valores. A aprovação do aluno será obtida quando este alcançar uma classificação igual ou superior a 10 valores. A classificação final tem em consideração os itens e ponderações seguintes: • Exame escrito: 40% • Relatório de trabalho de campo: 45% • Apresentação de 1 Mini Caso: 15%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 121.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Services Marketing: People, Technology, Strategy: Lovelock, C., & Wirtz, J. 2022 Lovelock, C., & Wirtz, J. (2016), Services Marketing: People, Technology, Strategy, 9th ed., New Jersey: World Scientific.
Secundária
- Essentials of Services Marketing, 3Ed: Wirtz, J., Lovelock, C. 2018 Wirtz, J., Lovelock, C. (2018). Essentials of Services Marketing, 3Ed. Upper SaddleRiver, N. J.: Pearson.