Currículo
Marketing Management MM-MIM
Contextos
Groupo: Management > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Capacitar os estudantes com uma compreensão aprofundada das estratégias de marketing, incluindo segmentação de mercado, posicionamento e definição de público-alvo, para melhorar a vantagem competitiva. 2. Desenvolver a capacidade de aplicar ferramentas analíticas e frameworks de marketing, como a análise SWOT, análise do comportamento do consumidor e tomada de decisões baseadas em dados em ambientes de mercado complexos. 3. Melhorar a capacidade de gerir atividades de marketing em mercados internacionais, com foco no comportamento do consumidor intercultural, branding global e adaptação de estratégias a condições de mercado diversas. 4. Promover competências na gestão do desenvolvimento de novos produtos, desde a conceção e investigação de mercado até às estratégias de lançamento de produtos, incluindo a gestão do ciclo de vida do produto e inovação nas abordagens de marketing.
Programa
1. Explorar o marketing no século XXI 2. Analisar o mercado de consumo 3. Identificar segmentos de mercado e definir o público-alvo 4. Posicionar a marca 5. Definir a estratégia de marketing-mix
Método de Avaliação
O curso promove uma interação intensa entre os alunos e o professor. Através de estudos de caso, apresentações e resolução de problemas, os estudantes terão a oportunidade de aplicar os conceitos, ideias e estratégias discutidos em aula. A classificação final pode ser obtida por Avaliação Contínua ou por Exame Escrito Individual. - Debates de Marketing em Grupo - Apresentação em Grupo - Mini testes individuais As ponderações de cada componente de avaliação serão comunicadas em aula.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 62.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Marketing Management: Global Edition: Kotler, P.; Keller, K. L.; Chernev, A. 2022 Kotler, P., & Keller, K. L. (2022). Marketing Management, Global Edition (16th ed.). Pearson International Content. https://bookshelf.vitalsource.com/books/9781292405117